Primeiro grande evento do Movimento Mariano do Terço Masculino reuniu no sábado (23/09), cerca de 1,5 mil representantes de diversas paróquias dos sete municípios que integram a Diocese de Santo André, no encerramento da visita da Imagem Peregrina no Grande ABC
Um dia ensolarado na Romaria em louvor a Nossa Senhora Aparecida, no Santuário batizado com o nome da Mãe de Deus, no bairro Paulicéia, em São Bernardo do Campo, foi marcante para devotos e participantes do Terço dos Homens na região.
Com o tema: “Sob o Seu Olhar, Oh Mãe”, o evento teve início por volta das 7h, quando os grupos de cada cidade começaram a se acomodar para a acolhida e oração inicial, como preparação rumo à procissão que percorreu ruas próximas ao Santuário.
Durante o itinerário, a caminhada foi agraciada com a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, conduzida pelo missionário redentorista Lucas Emanuel Almeida.
Desafios da evangelização
No retorno ao santuário, o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, presidiu a missa no espaço externo da igreja.
“Os homens estão rezando o Terço porque descobriram que são filhos de Maria. Se quisermos ser filhos de Maria, temos que evangelizar na sociedade. E Maria é a primeira evangelizadora, a primeira na fila da fé que nos leva a Jesus”, ressalta Dom Pedro, ao elogiar a iniciativa já realizada em 80% das paróquias do Grande ABC.
Ainda durante a homilia, o bispo diocesano citou declaração do Papa Francisco, quando o líder da Igreja Católica esteve na cidade de Aparecida, em 2013, como encorajamento aos presentes na celebração.
“Sejamos firmes para enfrentarmos os desafios da evangelização. O mal não é mais forte do que Deus. Deus é a nossa fortaleza, a nossa esperança para um mundo melhor”.
A Reza do Terço e a Consagração a Nossa Senhora encerraram um encontro marcado pela emoção e dedicação de todos e todas que contribuíram para o êxito das atividades.
Dedicação e Cunho Social
O ponto de partida para a organização do evento – composta pelos setores de apoio, liturgia, eucaristia, ofertório e alimentação – ocorreu ainda em 2016, com a realização de 20 reuniões até setembro de 2017, a fim de que o entrosamento da equipe oferecesse o melhor aos participantes, de forma voluntária e sem custos para a Diocese, promovendo um encontro com cunho social, sendo que a renda do ofertório será revertida à Diocese para ajuda às famílias carentes.
A Paróquia Bom Jesus de Piraporinha, em Diadema, é pioneira na implementação do Terço dos Homens na Diocese de Santo André, No próximo dia 19 de outubro serão comemorados 13 anos do Movimento Mariano do Terço Masculino na região.
“O pessoal nos procura como referência para a implementação de novos grupos nas paróquias do ABC. Mas esse Terço regional serve para unir os grupos, a nível diocesano, e com a meta de realizarmos anualmente esse encontro. Todos com as camisas de suas paróquias. Porém, numa unidade para anunciar a reza em louvor a Maria e trazer as famílias para a igreja”, avalia o agente de organização escolar Carlos, 51 anos, um dos organizadores do evento, que participa da paróquia diademense e admite que não rezava o terço na infância.
“Mesmo de família portuguesa, comecei a rezar o terço na fase adulta. Hoje vejo minhas (duas) filhas (15 e 19 anos) com os terços na mão rezando e ambas participam da Missão Belém”, diz, orgulhoso.
Por outro lado, o coordenador anfitrião do movimento no Santuário Nossa Senhora Aparecida (Paulicéia – SBC), o mecânico Flávio, 44 anos, salienta que o objetivo o Terço dos Homens é promover a harmonia familiar, evangelizar e contribuir para uma sociedade mais igualitária, por meio da ação social.
“A intenção do Santuário é também ajudar as pessoas, com a arrecadação de alimentos para as famílias carentes, por meio de doações ao Servos do Senhor no Riacho Grande, o Lar Ancião e o Lar São José”, enfatiza.
Próximas agendas:
No encerramento da celebração, Dom Pedro também adiantou algumas agendas especiais da Igreja no ABC, em outubro:
A criação da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Diadema, no dia 12 de outubro, em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida;
A criação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Ribeirão Pires, relembrando o centenário da aparição de Fátima, no dia 13 de outubro (data da última aparição).
Acesse aqui o álbum de fotos
Reportagem: Fábio Sales
Fotos: Eva Casagrande