Diocese de Santo André

“Sentimos a necessidade de uma grande conversão pessoal e pastoral”, diz Dom Pedro

Um dos grandes incentivadores do Sínodo da Diocese de Santo André foi o bispo Dom Pedro Carlos Cipollini. Com o cuidado de pastor com suas ovelhas, ele estimulou e participou de reuniões regionais apoiando os membros que enxergassem as necessidades locais e de todo o Grande ABC na evangelização.

E o bispo viu o resultado na quarta-feira, dia 15, no Externato Santo Antônio, em São Caetano do Sul, onde a Assembleia Sinodal escolheu as três prioridades em que toda a Igreja vai trabalhar: “Ação Missionária Permanente para fortalecer a presença da Igreja”; “Acolhimento em suas duas dimensões importantes (Cultura e Espiritualidade)”; e “Uma Igreja em Saída e em Estado Permanente de Missão.

Na homilia da Missa de Encerramento do Sínodo, na Matriz de São Caetano, a Paróquia Sagrada Família, Dom Pedro destacou que todo o trabalho é a prova da ressurreição de Jesus, por causa da unidade, do amor, da capacidade de entrar no dinamismo no Reino de Deus. “Coroa o processo de um ano de caminhada. Experimentamos mais do que nunca que a forma de a Igreja ser é a sinodal. Caminhamos juntos, na comunhão e na participação. Louvamos a Deus pelo empenho de cada um. O Espírito Santo nos falou, indicando as coordenadas de nossa ação pastoral, que chamamos as prioridades, que vai nortear nossa ação pastoral”, destacou Dom Pedro.

O bispo ressaltou a mudança que o Sínodo realizou na vida de cada um. “Sentimos a necessidade de uma grande conversão pessoal e pastoral. Conversão do coração da nossa vida, conversão para cumprir nossa vocação, cumprir o mandato do Senhor de levar a Boa Nova à nossa cidade em qual nós vivemos. Vamos nos empenhar neste sentindo, neste caminho de conversão contínua”, frisou Dom Pedro.

Segundo o bispo, muitas vezes o fiel caminha como os discípulos de Emaús, desanimados, porque a cruz espanta. “Nossa Igreja deve intensificar a escuta da Palavra, porque assim cresce em nós a certeza que Jesus acompanha e guarda a comunidade. Ele caminha conosco, nos instrui. Jesus está conosco quando vivemos a solidariedade uns para com os outros. Ao repartir o Pão, os discípulos perceberam a presença do Ressuscitado. É na Eucaristia que a Igreja se alimenta. Para viver o testemunho a favor do reino. Peçamos que o Senhor ressuscitado faça nos arder de amor pela evangelização em nossa Igreja”, disse Dom Pedro, que pediu unidade a todos. “Se nos amarmos, o mundo crerá em Jesus. Somente no âmbito da unidade é que o amor prospera. A doçura da vida é a vida em comunhão”, completou.

O pastor do Grande ABC ainda assegurou que as prioridades escolhidas foram decididas pela Assembleia, por meio do Espírito Santo, e não há mais dúvidas. “O caminho é este, a meta é esta. Devemos acolher e arregaçar as mangas para trabalhar. Não há mais dúvidas daqui para frente”, frisou.

Novidades

Na Missa, Dom Pedro ainda deu algumas notícias para os fiéis, graças ao Sínodo. A primeira delas é a articulação do Vicariato Episcopal para a Caridade Pastoral. “É um instrumento da caridade da Igreja, a preocupação com os mais pobres. Caridade feita em nome da Igreja”, revelou o bispo.

A outra novidade são as duas novas paróquias na Diocese: A ‘Jesus Bom Pastor’, em Mauá, que terá como pároco o Pe. João José de Sousa, e a (quase-paróquia) ‘Nossa Senhora Aparecida’, em Diadema, que terá como administrador paroquial Pe. Odair Angelo Agostin. Ambas surgiram por urgências do Sínodo, em deixar a Igreja mais perto da população. Em 2018, devem ser criadas mais três paróquias.

Texto de Thiago Silva

 

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 21/12/2024

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos