Diocese de Santo André

Catequistas elegem três prioridades para Animação Bíblico-Catequética no Grande ABC 

Cerca de 320 educadores da palavra de Deus e anunciadores de Cristo participaram das discussões em grupos que desencadearam na escolha das propostas mais votadas, durante a Assembleia Catequética ocorrida no sábado (18/11), das 8h às 18h, no salão da Basílica Menor da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Igreja Matriz de São Bernardo do Campo)

Após algumas horas de debates nas equipes que seguiram o modelo de divisão adotado pela Diocese de Santo André, ou seja, em dez regiões (Santo André – Centro; Santo André – Leste; Santo André – Utinga; São Bernardo – Centro; São Bernardo – Anchieta; São Bernardo – Rudge Ramos; São Caetano; Diadema; Mauá; Ribeirão Pires – Rio Grande da Serra), os catequistas elegeram as três prioridades para a ação catequética no biênio 2018-2019.

A proposta eleita com mais votos (86) foi a seguinte:

*Conscientização e implantação de Comissão do Itinerário do processo de IVC (Iniciação à Vida Cristã) nas paróquias e comunidades da região, junto aos párocos, coordenadores, catequistas, pastorais e todas as Assembleias, buscando a adesão dos padres;

A segunda mais votada, escolhida por 79 participantes:

*Promoção da Iniciação à Vida Cristã, por meio do Itinerário Catequético, unificada com a proposta diocesana;

Já a terceira prioridade com 54 votos compreende a Formação:

*Escola Diocesana para catequistas e leigos para aprofundamento da doutrina, preparação pedagógica para melhorias na didática da catequese e formação humana para trabalhar no interior de cada pessoa, ou seja, sempre buscando o caminho da conversão.

“Foram apresentadas 17 propostas necessárias para nossa ação evangelizadora. Destas, três se tornaram prioridades: a comissão de iniciação à vida cristã nas comunidades e nas paróquias; a formação, a partir das paróquias, no Regional e na Diocese, contemplando a formação integral, que parta do humano, da doutrina, da pedagogia e da metodologia; e a implantação do projeto de iniciação à vida cristã como algo unificado, ou seja, um projeto único que as paróquias possam abraçar em sua integralidade”,  explica o Padre Eduardo Calandro (membro da Comissão Episcopal para Animação Bíblico-Catequética da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – e também coordenador diocesano da Catequese em todas as modalidades).

De acordo com o sacerdote, as prioridades eleitas serão implementadas a partir da apresentação do documento final do Sínodo Diocesano, a ser divulgado em abril de 2018.

“Queremos estar em comunhão com as propostas aprovadas na Assembleia Sinodal. Mas nada impede de começarmos a organizar as ações em torno das três propostas mais votadas”, pondera.

Pela primeira vez na Diocese, a Assembleia com catequistas recebeu o apoio da linguagem de sinais, numa parceria entre as pastorais da Inclusão e Catequética.

Semana Catequética Diocesana

A proposta apresentada sugere cinco encontros, entre os dias 23 e 27 de julho de 2018 (de segunda a sexta), com única temática para facilitar a adesão dos grupos divididos por regiões:

  • *São Bernardo do Campo (Centro); São Bernardo do Campo (Anchieta) e São Bernardo do Campo (Rudge Ramos)
  • *Santo André (Centro); Santo André (Leste) e Santo André (Utinga)
  • *São Caetano do Sul
  • *Diadema
  • *Mauá; Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Tríduo Catequético

As datas sugeridas são 24, 25 e 26 de agosto de 2018. O dia de abertura (sexta-feira) com a celebração de Dom Pedro Carlos Cipollini. No segundo dia (sábado), o Texto Luminoso nas regiões e paróquias. O encerramento (domingo) com a benção e envio, dentro da Missa de Renovação dos Compromissos.

Assembleia Diocesana

O encontro regional com os catequistas está previsto para ser realizado no dia 24 de novembro de 2018 (sábado).

Como foi a Assembleia

Logo pela manhã, a programação do encontro teve início com a missa presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, que trouxe o pensamento sobre “o catequista como aquele que é o educador da fé”, diante da proposta da Assembleia: “Será que vamos encontrar fé nesta terra?” E motivou os catequistas, ao dizer que os mesmos seriam os grandes promotores da fé.

De acordo com Dom Pedro, “o encontro não é com algo, mas com alguém, ou seja, uma pessoa”.

Em seguida, os participantes acompanharam as proposições eleitas na Assembleia Sinodal, a partir das reuniões do Sínodo Diocesano, com apresentação do Vigário Episcopal e coordenador diocesano de Pastoral, Padre Joel Nery (pároco da Catedral Nossa Senhora do Carmo – Santo André), que são as seguintes:

Proposta 7 – Acolhimento em suas duas dimensões importantes (Cultura e Espiritualidade) com 19,2% dos votos;

Proposta 9 – Uma Igreja em Saída e em Estado Permanente de Missão, com aprofundamento da Iniciação à Vida Cristã e inclusão, com abertura para todos e todas, por meio de comunidades humanizadas e humanizadoras com 17,6% dos votos;

Proposta 2 – Ação Missionária Permanente para fortalecer a presença da Igreja junto aos mais pobres nas periferias, aos cristãos afastados, aos doentes, e aos grupos necessitados de motivação e acolhida com 12,8% dos votos.

Momentos depois, Padre Eduardo Calandro (pároco da Nossa Senhora dos Navegantes – Diadema) promoveu a reflexão, a partir da introdução ao Documento 107 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que trata da iniciação à vida cristã, um itinerário para formar discípulos missionários.

Após a exposição, os membros se reuniram em grupos para troca de experiências e diálogos sobre quais objetivos e metas deverão ser atingidas, dentro da realidade da ação catequética de cada região.

“De fato, os objetivos são a acolhida, a conversão a Jesus Cristo e a inserção na vida comunitária, para assim formarmos discípulos missionários”, anuncia Calandro.

Terminado o almoço, os catequistas prosseguiram em grupos para a atividade “Ver a realidade e Iluminar a realidade”, num debate sobre questões referentes as marcas positivas e negativas percebidas por nós, em atividades passadas, e o que Deus diria da nossa atual realidade?

Na reta final do encontro, cada um dos dez grupos elencou as três prioridades para a ação catequética no biênio 2018-2019. Coube ao Padre Eduardo Calando, o encerramento do encontro com as orientações dos próximos passos e a oração de despedida.

Clique aqui e veja as fotos.

Reportagem e fotos: Fábio Sales

Compartilhe:

nomeacoes

Nomeações, decretos e provisões – 14/08/2024

Diocese de Santo André celebra São Lourenço com missa especial na Paróquia São José Operário

Homilia da Festa de São Lourenço, Diácono e Mártir

Padre Flavio é empossado pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo

Semana Nacional da Família tem início com Hora Santa e reúne Setor Família na catedral diocesana

Liberdade Religiosa

Reunião do Clero aborda Jubileu Extraordinário

Diácono Carlos Foiani viveu a fé e seguiu Jesus em sua vocação

Nota de pesar de Dom Pedro, bispo diocesano, sobre o falecimento do Diác. Carlos Caviola Foiani

Nota de Pesar pelo falecimento do diácono Carlos Caviola Foiani