Diocese de Santo André

Fiéis em São Bernardo agradecem e celebram Santa Luzia

Os fiéis católicos no Jardim Beatriz e Jd. Santo Inácio, em São Bernardo, foram às ruas no dia 10 de dezembro para festejar a padroeira Santa Luzia, que dá nome à paróquia local, com direito a carreata e bênçãos nos comércios e casas. Em seguida, Santa Missa presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, e concelebrada pelo pároco local, Pe. Flávio José dos Santos, encerrou as comemorações, que incluíram o Tríduo. Os paroquianos ainda vão celebrar nesta quarta-feira (13), dia da Santa, com Missa e bênção dos olhos.

Apesar do tom de festividade, era perceptível no rosto dos fiéis a devoção pela Santa, mártir porque sofrestes por causa da fé em Jesus Cristo. Muitos foram à Missa para pedir uma bênção especial ou agradecer pela intercessão de Luzia, que morreu por não negar sua fé, em tempos que cristãos eram perseguidos. “Passei por procedimento cirúrgico em abril, no primeiro olho, que muito bem graças a Deus, e na sexta-feira (dia 8), operei o segundo olho. Estava pouco ruim, mas já está clareando, por intercessão de Santa Luzia”, contou o paroquiano José Tosse.

Do mesmo problema passou o paroquiano Geraldo Benedito Ferreira. “Sempre peço pela intercessão de Santa Luzia. Fui operado da catarata. Antes utilizava óculos e hoje nem preciso mais. Está uma beleza”, disse.

Esta fé dos católicos fortalece, inclusive, a fé do pároco. “Falo que a cada paróquia, o próprio padroeiro vai ajudando no nosso processo de conversão. Lindo perceber Luzia, que tem em seu o nome o sentindo de portadora da luz, esta luz que ilumina um povo sofrido, um povo que batalha, luta, mas tem uma fé muito grandiosa que reflete a nós, sacerdotes”, frisou Pe. Flávio.

Dom Pedro recordou em sua homilia a fé de Santa Luzia, que serve de exemplo a todos. “Em uma época em que a Igreja era perseguida, ela se dedicou totalmente a Jesus. Ela não desanimou, pois colocou sua esperança em Deus. Até hoje lembramos sua fé. Muitas vezes desanimamos porque não acreditamos. A fé não decepciona. Que Santa Luzia faça-nos entender a Palavra de Deus. Nossa fé deve crescer com esta celebração”, destacou o bispo.

E os fiéis entenderam o recado. “Precisamos ter estes olhos espirituais, com o coração, acreditando em Deus, assim como Santa Luzia”, disse Anair Torres de Barros.

A Missa em louvor a Santa Luzia, com a bênção dos olhos, será nesta quarta-feira, dia 13, às 19h (Rua Sérgio Cardoso, 314, Jardim Beatriz).

Clique aqui e confira as fotos: Fotos da celebração de Santa Luzia

Compartilhe:

“Eu vos amo”: Pe. Joel Machado toma posse da São José Operário, em Mauá

Na Catedral do Carmo, Diocese de Santo André encerra o Jubileu da Esperança e acolhe os frutos de um ano de graça

“Que alegria é ser Santa Luzia”: comunidade recebe Pe. Thiago como administrador paroquial

nomeacoes

Nomeações e provisões – 26/12/2025

Natal na Cristo Operário: Pe. Bruno assume a missão de administrador paroquial

Natal do Senhor: Dom Pedro celebra a Missa do Dia e recorda que a Palavra se fez carne

Véspera de Natal na Catedral Diocesana: Noite Santa reúne a Diocese e acolhe o Menino Jesus

Pe. Romário inicia missão no Riacho Grande como administrador paroquial

Homilia Missa de Posse Pe. Vagner Franzini