Espiritualidade é tema do encontro de Ministros Extraordinários

A Comissão Diocesana de Ministérios Extraordinários realizou na noite de quarta-feira, dia 7 de fevereiro, a 1ª Reunião Formativa dos Coordenadores Paroquiais dos Ministérios Extraordinários, no auditório da Cúria Diocesana, em Santo André. O próximo já está programado para o dia 7 de março, no mesmo local.

Após abertura do evento pelo Assessor Diocesano da Comissão, Pe. Gonise Portugal, os ministros extraordinários ouviram a palestra do Secretário Episcopal da Diocese de Santo André, Pe. Guilherme de Melo Sanches, que abordou o tema ‘Espiritualidade Ministerial’.

Para o casal coordenador diocesano da Comissão, Cláudio Manoel Pestana e Maria da Penha Santos Pestana, o objetivo das formações é trazer mais espiritualidade aos ministros extraordinários. “Como o Pe. Gonise recordou: outras pastorais têm muitas atividades, e nós precisamos ficar mais próximos de Jesus. Precisamos ter mais intimidade com Jesus, estar mais conectado”, frisou o casal.

Pe. Gonise disse que foi apresentado aos ministros o caminho a seguir neste ano. “Teremos um olhar mais personalizado sobre as nossas paróquias. Os ministros precisam de espiritualidade mais enraizada, centrada na Eucaristia, nos sacramentos. É um trabalho de formiguinha. Deus está conosco e vai ajudar nesta longa caminhada. Vai dar muitos frutos a longo e médio prazo”, frisou o sacerdote. “Eles também vão replicar para os ministros em suas paróquias”, completou.

Além dos encontros mensais, em julho a comissão vai realizar um encontro formativo de dez dias, sendo cada dia com uma região pastoral, entre outras ações. “Temos um caminho muito longo, para fazermos várias visitas em paróquias. Fazer mais espiritualidade, preparar mais os coordenadores paroquiais para que eles possam unir todos os ministros e repassar o conhecimento”, disse o casal coordenador.

Texto: Thiago Silva

Fotos: Elaine Venciguerra