Diocese de Santo André

Diego Muniz representa o Brasil e a América Latina no 38º Simpósio Nacional de Regentes no Canadá

Maestro do Coral da Diocese de Santo André foi selecionado com mais quatro profissionais do mundo inteiro, que terão a honra de se apresentarem ao lado da Vancouver Chamber Choir, no próximo sábado (17/02), na cidade canadense 

38º Simpósio Nacional de Regentes em Vancouver no Canadá acontece entre os dias 12 a 17 de fevereiro (segunda a sábado). Quem promove este Simpósio é o Vancouver Chamber Choir (Coro de Câmara de Vancouver), o principal coro profissional do país que atua há exatamente 40 anos, tendo recebido diversos prêmios em reconhecimento por suas atividades e feito diversas turnês internacionais sob regência do maestro Jon Washburn desde sua criação. 

Desde fevereiro de 2017 como maestro do Coral da Diocese de santo André, Diego Muniz explica que este evento seleciona cinco jovens regentes de todo o mundo, através de análise de currículos e vídeos. 

Para este ano foram selecionados dois dos Estados Unidos (Lawrence AbernathyCollege Station, TX, e Elisabeth Cherland, Seattle, WA), um do Canadá (Paul Genyk-Berezowsky, Toronto, ON), um de Hong Kong (Chris Chi-shan Cheng, Hong Kong) e o próprio Diego Muniz (Mauá, Brasil), além dos que ficarão como ouvintes.  

 

Durante o simpósio, ensaiamos este coral, temos sessões de avaliação dos ensaios e consultoria técnica e reuniões acerca de administração de grupos corais. No último dia cada regente conduzirá uma parte do concerto final, que se realizará na Dunbar Ryerson United Church, em Vancouver“, adianta Diego.  

‘Ano passado estive aqui no Canadá também, mas desta vez a convite para reger o Pro Coro Canada, outro coro formado por cantores profissionais e de grande destaque na província de Alberta, onde pudemos nos brindar com trocas de experiências e dar aos espectadores um grande concerto com uma ótima avaliação da mídia impressa”, relembra. 

O maestro brasileiro revela que aproveita essas viagens para, além de trabalhar como convidado, conhecer o maior número de corais possível e seus regentes e, principalmente, visitar as igrejas e seus grupos de música como forma de intercâmbio cultural para levar e utilizar no Brasil, o que de mais importante absorver no exterior. 

Perfil

Diego Muniz tem 31 anos. Natural de Mauá. Estuda música desde os 13 anos. Formado pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), na turma de regência, em 2013, trabalha com coros litúrgicos desde 2007, ano no qual integrou o coral da Paróquia São Pedro Apóstolo (Mauá). Montou em fevereiro de 2012, o Coral Santa Bernardette (São Paulo). Canta no Coro da Câmara de São Paulo e é maestro do Coral Diocesano de Santo André desde fevereiro de 2017. 

É um maestro e maestro de orquestra com experiência em música sacra, particularmente com a liturgia da Igreja Católica como regente de coro. 
 
Recebeu um diploma de bacharel em condução da Universidade Estadual Paulista (UNESP), tendo aulas com Vitor Gabriel Araujo, Abel Rocha e Lutero Rodrigues. Participou e integrou workshops e masterclasses com Ragnar Bohlin (Suécia), Angelo Fernandes (Brasil), Mara Campos (Brasil), Carlos Aransay (Espanha / Reino Unido) e Michael Zaugg (Suíça / Canadá). 
 
Recentemente gravou “Exultet : cinco séculos de música sacra” com coral Santa Bernadette. Ele conduziu a Orquestra Sinfônica Juvenil do estado de São Paulo, o coro e orquestra do concerto final do Festival Internacional de música Londrina. Também foi o maestro emergente da temporada 2016-2017 da Pro Coro Canada. 

*Com informações de Diego Muniz


Compartilhe:

nomeacoes

Nomeações, decretos e provisões – 14/08/2024

Diocese de Santo André celebra São Lourenço com missa especial na Paróquia São José Operário

Homilia da Festa de São Lourenço, Diácono e Mártir

Padre Flavio é empossado pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo

Semana Nacional da Família tem início com Hora Santa e reúne Setor Família na catedral diocesana

Liberdade Religiosa

Reunião do Clero aborda Jubileu Extraordinário

Diácono Carlos Foiani viveu a fé e seguiu Jesus em sua vocação

Nota de pesar de Dom Pedro, bispo diocesano, sobre o falecimento do Diác. Carlos Caviola Foiani

Nota de Pesar pelo falecimento do diácono Carlos Caviola Foiani