Diocese de Santo André

Palestra de Pe. Toninho dá inicio ao segundo ano das aulas da Escola Diocesana de Teologia

A Escola de Teologia da Diocese de Santo André retornou aos trabalhos no dia 20 de fevereiro, terça-feira, no auditório da Cúria Diocesana, com aula inaugural do Pe. Antonio Luiz de Araújo, conhecido como padre Toninho, pároco da Jesus de Nazaré (São Bernardo). Participaram tanto os alunos que iniciaram o curso em 2018, quanto os que estão no segundo ano.

Pe. Toninho destacou em sua aula o Documento nº 105 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que aborda o Ano do Lacaito. “Todos na Igreja, e inclui os leigos, são aprendizes de Jesus. Até o fim da vida, estamos aprendendo com Jesus”, disse o padre, que destacou a importância do curso. “Devemos cada vez mais insistir para que nossos leigos sejam bem mais preparados e informados para agirem como sujeitos da Igreja no mundo”, completou.

Os alunos, que estão no segundo ano, estão felizes com o aprendizado. “Os dois primeiros semestres foram maravilhosos e deram uma boa base, com fundamento para desenvolvermos ações em nossas paróquias. Agora, esperamos ainda mais”, disse o estudante Marcelo Rocco, da Paróquia São João Batista (Riacho Grande). “Aprendemos muito aqui, saímos transformados. É muito rico o curso”, emendou Ivan Paiola, da Paróquia São José Operário (Santo André).

Para Marilin Fogo, da Paróquia Nossa Senhora do Paraíso (Santo André), o curso é realização de um sonho. “Sempre quis estudar teologia. Cheguei a iniciar, mas tive que parar. Agora eu retomo algo muito importante para mim. É ter um papel diferenciado dentro da Igreja. Espero aprender muito”, afirmou ela.

Segundo um dos diretores da Escola de Teologia, Pe. Paulo Afonso, o intuito é atrair mais pessoas para o curso. “Queremos fortalecer a missão do leigo. É uma experiência comunitária que eles têm, e eles também estão se enriquecendo com conteúdo. Acho que os alunos (do atual segundo ano) gostaram do curso porque quase todos retornaram neste ano”, brincou o sacerdote.

As aulas são no período noturno, de terça a quinta-feira, no prédio da Escola, ao lado da Cúria Diocesana, na Praça do Carmo.

 

Clique aqui e veja as fotos

Compartilhe:

Leão XIV: um Papa que nasce da escuta e da esperança

A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost

CARPINTEIRO DE NAZARÉ

Padre Marcos Vinicius, em entrevista ao Diário do Grande ABC, fala sobre o legado de Papa Francisco e o processo de sucessão papal

Jovens lotam santuário em missa dedicada ao Beato Carlo Acutis

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima celebra 50 anos de história no Ferrazópolis

RH da Diocese promove ação de conscientização ambiental com colaboradores da Cúria

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco