Com ritual das velas, diocese celebra Dia da Vida Consagrada

A Diocese de Santo André celebrou o Dia da Vida Consagrada com a Missa em Ação de Graças, na noite de 02 de fevereiro, na Catedral Nossa Senhora do Carmo. Inicialmente com a procissão em torno da catedral, com o ritual da velas. Dom Pedro recordou que após 40 dias do nascimento de Jesus Cristo acontece este momento de louvor à luz que vence as trevas, recordando Nossa Senhora da Candelária de Nossa Senhora das Candeias. “Estamos entrando no período pré quaresmal. Jesus é apresentado no Templo, na forma de uma imensa luz. Seus pais oferecem um par de rolinhas, e na imagem destes pequenos pássaros, o significado da pobreza de Jesus Cristo. Sem a fé nada se vê na escuridão. É o Verbo se fazendo luz”, nos ensina o bispo diocesano.

Dom Pedro continuou “Dois personagens nos são apresentados no Evangelho deste dia: O ancião Simeão e a profetiza Ana. Dois idosos que transmitem ao povo sua experiência, sua fé, sua devoção para com as coisas de Deus. Temos também Maria e José, que levam o filho recém nascido ao Templo. Maria que permitiu que tudo se realizasse a partir do seu Sim. E José que tem no seu silêncio o seu maior discurso”.

O bispo teceu comentário pelo significado deste dia. “Celebramos hoje o Dia da Vida Consagrada. E toda vida religiosa é uma entrega. Um pouco a cada dia, e no fim, de forma total, plena. Eu aprendo muito lendo a história da vida dos fundadores das Ordens e das Congregações Religiosas. A entrega para que a obra de Deus se faça em suas vidas é um grande ensinamento para todos nós”. A missa contou com a animação do ministério de música Estrela da Manhã.

A Irmã Elaine Cristina de Souza, FSJC, Coordenadora do Núcleo Diocesano da CRB, falou ao final da celebração: “É um dia de agradecimento pelo nosso chamado para servir à Deus, à nossa Igreja. Somos luz na sociedade, por que fazemos Jesus acontecer no meio do povo. Com a celebração desta missa em Ação de Graças pela Vida Consagrada, damos inícios às atividades do CRB em 2018. Recordamos que temos que sair de nós mesmos, sair de nossas agendas cheias, compartilhando nossos carismas”.

Em outro trecho ela narrou “Com o virar do ano temos muitas mudanças. Por causa de nosso voto de obediência e de nossa escolha missionária, vários religiosos e religiosas partiram para outras cidades, estados e até países. E por outro lado temos a chegada de novos irmãos e irmãs. Damos as boas-vindas a quem chega e agradecemos o serviço aqui prestando para quem agora nos deixou”.

Reforçando, a mesma mensagem foi deixada pelo bispo: “Nossa Diocese os acolhe e aproveito para convidar para que venham conversar comigo. Quero conhecê-los”, frisou. Ele ao final cumprimentou a todos que estiveram na assembleia.

O Frei Gilson Miguel Nunes, OFM Conv., Assessor da Vida Religiosa, na Diocese, também fez uso da palavra. Ele escolheu enaltecer a realização do Sínodo Diocesano, que durante sua preparação, afirmou “já fez tão bem para a nossa Diocese, e uma vez colocado em pratica, seus resultados, será de grande importância para a Igreja do Grande ABC”… “Saiamos com esta certeza: Somos perfume de Cristo no mundo. Vivemos em estado permanente de missão. Agradeço o empenho do bispo em fazer com que nós membros de ordens e congregações religiosas participássemos intensamente da vida do Sínodo. Foi muito importante esta nossa participação. Sentimos esta pertença à Diocese de Santo André. E isto é muito bom”.