A Missa de Quarta Feira de Cinzas marca a abertura da Campanha da Fraternidade em todo o Brasil. E na Diocese de Santo André foi celebrada na noite de 14 de fevereiro na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro de Santo André. A missa presidida por Dom Pedro Carlos Cipollini contou também com os sacerdotes, Padre Jadeilson e Padre Joel Nery e do Diácono Transitório Marcos Vinicius. O coral foi formado pelos seminaristas que vão vivenciar a Casa Propedêutica neste ano de 2018.
Antes da celebração, Padre Jadeilson, assessor eclesiástico da Campanha da Fraternidade, na Diocese de Santo André, falou para a assembleia sobre o histórico da CF no Brasil e dos motivos que levaram os bispos se definirem pelo tema que está sendo tratado durante esta vivência quaresmal, que é Fraternidade e superação da violência.
Em sua homilia, Dom Pedro assim se expressou: “O período quaresmal é marcado pelo apelo à conversão. Percebam o uso da cor roxa da penitência. Somos levados à reflexão, ao silêncio. Ao contrário do mundo do espetáculo, das múltiplas cores, para nós católicos é um tempo em que nos voltamos para dentro de nós e longe do barulho procuramos ouvir o que Deus tem a nos dizer. Deixemos nos converter. Deixemos nos conciliar com Deus”. O bispo também disse: “Somos convidados a receber estas cinzas para vivenciarmos este período de penitência, afinal podemos sempre renascer das cinzas”.
Em outro momento nos ensinou que “São Paulo diz sobre o período quaresmal que não podemos ficar achando que somos perfeitos e só os outros é que têm defeitos. Lembremos que a esmola não é dar o que nos sobra, mas sim uma partilha de tudo que temos e necessitamos. O Jejum é a prática em que você se priva para que sua mente fique aguçada e possa perceber o que é preciso ser feito para que nos tornemos pessoas melhores. Antes da celebração, Padre Jadeilson já explanou para todos sobre o tema da Campanha da Fraternidade, então, só quero frisar que como diz o lema escolhido somos todos irmãos, e como tal, não podemos deixar que a violência faça parte de nossa vida”.
Um momento forte desta celebração foi o da imposição das cinzas, quando a assembleia fez a renovação do Compromisso Quaresmal. Ao final da missa, Dom Pedro apresentou os novos alunos que este ano iniciam a caminhada presbiteral, estudando na Casa de Formação do Propedêutico.