Nos dias 26 e 27 de maio o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (SP) receberá mais uma vez as famílias de todo o Brasil para participarem da 10ª Peregrinação e o 8º Simpósio Nacional da Família. Organizados pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB (CEPVF) e Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), os eventos estão em total sintonia com o IX Encontro Mundial das Famílias, que acontece em agosto, trazendo o mesmo tema do encontro “O Evangelho da família, alegria para o mundo!” e consequentemente em sintonia com a Exortação Apostólica Amoris Laetitia publicada pelo Papa Francisco em 2016.
Simpósio
No sábado, 26, o 8º Simpósio Nacional da Família será iniciado com a recepção e o credenciamento dos peregrinos no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, ao lado da praça de alimentação do Santuário Nacional. Durante o evento, serão debatidos diversos assuntos com a presença de bispos, padres e casais das pastorais familiares. A programação também conta com testemunhos, animações musicais com shows, entre outros.
A primeira conferência será do casal André e Karina Parreira, e aborda “A vivência do amor na família”. Em seguida, o Pe. Chrystian Shankar conduzirá a segunda conferência com o tema “O Evangelho da Família, alegria para o mundo!”.
Também acontecem conferências com o Pe. João Carlos, que irá abordar “O Amor e a espiritualidade na família”, do Grupo de apoio às pessoas que passaram por processo de separação ou pela dor da morte, intitulado “Fica Conosco Senhor” e do Pe, Jorge Filho, Assessor Nacional da Comissão Vida e Família da CNBB, com o tema “Missão formadora da Pastoral Familiar”. Posteriormente ocorre o Santo Terço na Basílica.
Peregrinação
No início da noite de sábado (26), Dom João Bosco, bispo de Osasco (SP) e presidente da CEPVF da CNBB, preside a Santa Missa de abertura da 10ª Peregrinação. Logo após acontece a Procissão Luminosa, encerrando o dia com a animação e benção do Pe. João Carlos.
No domingo, 27, serão celebradas, com a participação das famílias de peregrinos, duas Missas. A primeira presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes e a segunda por Dom Wilson Jönck, arcebispo de Florianópolis (SC).