Estamos chegando ao final do mês de maio, que para nós, cristãos-católicos é um mês muito especial, pois é o mês dedicado à Maria, a mãe de Jesus. Celebrar o mês de Maria é consagrar o nosso amor à Mãe de Deus e nossa Mãe!
Como mãe que sou, falar de Maria toca profundamente o meu coração, pois falar de Maria é tentar expressar em palavras algo que não tem explicação: a maternidade! E, quanta honra para nós, termos o Dia das Mães comemorado no mês de Maria! Ela, que foi o maior exemplo de fé e fidelidade ao Pai, que ao ouvir a voz do anjo Gabriel, não exitou em dar o seu SIM, renunciando à sua própria vida de jovem comum e assumindo o principal papel da história, o de Mãe de Deus. Foi através dela que “o Verbo se fez carne, e habitou entre nós” (Jo 1,14).
Em Lc 1,39-56, Lucas nos descreve a visita de Maria à sua prima Isabel e, com isso, nos mostra Maria como um modelo de solidariedade. Lucas realça a prontidão de Maria em atender ao apelo de Deus contido nas palavras do anjo, que tinha lhe falado da gravidez de Isabel. Assim, Maria sai de sua casa, imediatamente, apressadamente, para se colocar a serviço de Isabel. Tal atitude de Maria, frente ao apelo da Palavra, quer nos ensinar que não devemos nos fechar sobre nós mesmos, atendendo apenas aqueles que conhecemos ou que nos são mais próximos.
Ser como Maria…
Não raras vezes me pego pensando: O que devo fazer para ser como Maria?
Acredito que não haja uma fórmula ou receita, mas sim uma verdade: é preciso estar à disposição de Deus e permitir que Ele realize em nós segundo a Sua vontade. Mas será que estamos permitindo que Deus aja em nossa vida conforme a Sua vontade, ou estamos constantemente querendo que Ele faça as nossas vontades? Maria, jamais teve essa dúvida!
Um entre tantos ensinamentos que Maria nos dá é a de ter ouvido e vivido a Palavra viva de seu filho, Jesus Cristo. Muitas vezes, quando vamos a Igreja e ouvimos a Palavra de Deus, até a escutamos, achamos bonita, verdadeira… mas será que sabemos transformá-la em princípio para a nossa vida? Maria, sempre soube acolher a Palavra de Deus…
Que assim como Maria, sejamos ouvintes da Palavra de Deus e, que a seu exemplo, possamos ser, uns aos outros, a presença do amor de Deus.
Oração
Pai Santo, que nos deste Maria como modelo de vida Cristã, dá-nos também coragem e força para assumir em nossa existência as atitudes da Mãe de Jesus: amor universal, humildade, disponibilidade para servir, capacidade de ouvir e de calar. Por Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Artigo desenvolvido pela revisora Gisele Falcão.