Diocese de Santo André

Devoção a São Pedro: Apóstolo do Senhor Jesus

Pedro também era chamado na Bíblia de Cefas, Simeão e Simão. O Apóstolo Pedro era natural de Betsaida, na época uma aldeia de pescadores, não muito distante de Cafarnaum e que ficava na região costeira do mar da Galileia (Jo 1:44), era casado tendo sido sua sogra curada por Jesus. Pedro se manteve sempre perto de Jesus. Dono de uma personalidade forte, ele mostra uma grande fidelidade, firmeza na fé e amor para com o Mestre, cheio de zelo e entusiasmo, embora muitas vezes se deixe influenciar por fatores externos e se mostre fraco diante das dificuldades. Em várias ocasiões é Pedro quem fala em nome dos Apóstolos.

Quando as palavras de Cristo são dirigidas a todos, Pedro responde em nome do grupo. Com a perseguição a Jesus, muitos discípulos O abandonaram. Jesus perguntou aos doze se eles também o abandonariam, a resposta de Pedro soa forte: “Senhor a quem iremos nós? Só Tu tens palavra de vida eterna”.

Pedro foi um dos três apóstolos (com Tiago e João) que estavam com Cristo em ocasiões especiais como a cura da filha de Jairo, a Transfiguração, a agonia no Jardim do Getsêmani.

Indagação do Mestre: Jesus entra no barco de Pedro no Lago da Galileia para pregar depois pergunta aos doze:

“Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” Os apóstolos responderam: “Alguns dizem que é João Batista, outros que é Elias, e outros ainda que é Jeremias ou algum dos profetas”. Jesus disse-lhes: “E vós quem dizeis que eu sou? Simão disse: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Ao que Jesus afirmou: “Abençoado és tu, Simão, filho de Jonas! Pois isso não foi revelado a ti pela carne ou pelo sangue, mas pelo meu Pai que está nos céus. E eu te digo: que tu és Pedro e sobre esta  pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do reino dos céus.” Depois de dizer que ele receberia as chaves do reino Jesus disse: “O que ligares sobre a terra, será ligado nos céus; e o que desligares sobre a terra, será desligado nos céus.”

Apesar de sua fé firme em Jesus, Pedro ainda não compreendia o sofrimento e a missão de Jesus, por vezes Jesus o repreendeu.

Pedro continuou com seu caráter forte, demonstrando uma grande fidelidade ao Mestre, porém com alternância com momentos de fraqueza e isso foi claramente revelado na narrativa da Paixão quando negou o Cristo por três vezes, o que lhe causou grande arrependimento.

Pedro sempre se destacava dos Apóstolos.

Quando Jesus disse a Pedro: “Sobre Ti edificarei a minha Igreja”, Jesus o estava constituindo o primeiro Papa da Igreja.

Encontrou-se com Paulo em Jerusalém e apoiou a iniciativa de levar a “Boa Nova” aos pagãos. Após esse encontro, Pedro foi preso pelas autoridades por pregar o Evangelho e encaminhado à Roma durante o reinado de Nero, onde passou a viver. Ali fundou e foi grande incentivador da comunidade cristã, base da Igreja Católica Romana e por isso foi torturado e martirizado.

Pedro pediu para ser crucificado de cabeça para baixo por se achar indigno de morrer como Jesus.

Está sepultado sob a Catedral de São Pedro, no Vaticano.

 Artigo desenvolvido pela revisora da Diocese: Dayse Maria Mellero de Melo

Fontes utilizadas:Cruz Terra Santa – Significado e Simbolismo de Pedro

Compartilhe:

Homilia Missa de Posse Pe. Vagner Franzini

Santíssima Virgem inicia nova etapa pastoral com a posse do Pe. Vagner Franzini

Servos da Misericórdia promovem manhã de Natal com Missa, cuidado e mesa partilhada na Praça do Carmo

“Vamos caminhar juntos”: Pe. Romeu inicia missão como administrador paroquial na São João Batista

Homilia da Missa de posse do Pe. João Aroldo Campanha

Pe. João Aroldo Campanha toma posse como pároco da Paróquia São José Operário

Paróquia Santa Teresinha acolhe Pe. Antônio Becker como novo pároco

Conselho Feminino Diocesano aprofunda o compromisso com a vida diante do avanço do feminicídio

JORNAL DO GRANDE ABC

Planejamento da Pastoral Familiar marca início dos trabalhos da nova comissão diocesana