Juventude das 13 Paróquias de Mauá se uniram a cerca de 6 mil pessoas para comemorar a Festa de Corpus Christi e divulgar mensagens de esperança por um mundo mais solidário
A busca de um futuro melhor através da fé e compromisso com Jesus Cristo. Assim, membros da Pastoral da Juventude – Regional Mauá da Diocese de Santo André acordaram de madrugada para confeccionar mais de 100 metros dos tapetes de Corpus Christi e se prepararem espiritualmente para a solenidade da quinta-feira (31/05), ocorrida tradicionalmente na Avenida Portugal, região central do município.
Nos relatos de cada jovem, a revelação de sonhos e a importância do Corpo e Sangue de Cristo na relação da comunidade com Deus.
“É nosso dever estar aqui presente junto à Diocese (de Santo André) para fortalecer a fé todo ano e assim alcançar o céu e a santidade“, destaca o aprendiz de mecânico, Guilherme Henrique Matheus, 19 anos, um dos 30 jovens da Paróquia São Vicente de Paulo (Parque São Vicente).
Meditação
Da Paróquia São João Batista (Bairro São João), a estudante Yasmin Jacinto da Silva, 15 anos, representou o grupo que compareceu em peso à celebração. “É um momento que podemos olhar no altar e contemplar de verdade o que é Jesus Cristo e fazer esse tapete maravilhoso para Jesus passar”, se emociona a garota, que pretende cursar psicologia.
Paixão pela bola
Ser jogador de futebol ainda é o plano A de Wendell Xafik, 16 anos, que também frequenta a Paróquia São João Batista. “Mas a realidade é muito difícil. Estou pensando num plano B que seria fazer uma ETEC em Administração”, revela o atleta, que atua como goleiro desde os 9 anos.
“Quero agradecer esse dia que Deus proporcionou para todos. É muito gratificante”, agradece.
Protagonista
Já a estudante de pedagogia, Lorena Marçolla Girardi, 17 anos, enfatizou a união e alegria que esse momento importante traz para as pessoas que participam dessa cerimônia. “Sem Ele (Jesus Cristo) para mim não seria a mesma coisa participar da Igreja”, elucida a jovem da Paróquia São Vicente de Paulo.
Dupla profissão
Também têm aqueles que pensam em trilhar o caminho de duas profissões. “Quero me especializar em duas áreas: direito criminal e educação física“, ressalta Caio Vinícius Freitas, 16 anos, que aprecia esportes e o judiciário. Ele reitera o sentido de confraternização da solenidade. “Todo mundo se une e conhecemos pessoas novas”, frisa o jovem da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Jardim Zaíra).
Disciplina
Para Mikaely Queiroz de Souza, 16 anos, que sonha em cursar engenharia militar, a disciplina se tornou elemento fundamental para o êxito na confecção dos tapetes. “Os tapetes exigem concentração e muito trabalho, mas deixaram um aprendizado de que cada um ajudando o outro é possível fazer um mundo melhor”, comenta a jovem, que integra a comunidade Cristo Rei (Jardim Mauá) da Paróquia São Pedro Apóstolo (Vila Guarani).
No que depender da determinação dos jovens e da intercessão de Jesus Cristo, os sonhos serão realizados muito em breve.
Leia também a matéria sobre a solenidade de Corpus Christi em Mauá: https://diocesesa.org.
Reportagem: Fábio Sales
Fotos: Amanda Silva