Diocese de Santo André

São Caetano do Sul comemora 141 anos de existência dia 28 de julho

A Diocese de Santo André se associa à população da cidade de São Caetano do Sul e se alegra pela celebração dos 141 anos de sua fundação. Um forte viva para o dia 28 de julho. Deus abençoe o município de São Caetano do Sul!

Conheça o Santo Padroeiro da cidade

O santo, São Caetano se chamava em vida: Caetano de Thiene. Ele nasceu no dia 1º de outubro de 1480 em Vicenza, na Itália. E morreu no dia 7 de agosto de 1547, com 66 anos, em Nápoles, sendo reverenciado pela Igreja Católica, nesta data.

Sua Beatificação ocorreu em 8 de outubro de 1629, em Roma pelo Papa Urbano VIII. E sua Canonização em 12 de abril de 1671, também em Roma pelo Papa Clemente X. É Padroeiro da cidade de Thiene (Itália), São Caetano (PE), São Caetano do Sul (SP), Jacuípe (AL), Cipotânea (MG) e Brasópolis (MG)

Foi um sacerdote católico italiano. Ele fundou em Roma a congregação de clérigos regulares chamados Teatinos. É conhecido como Santo da Providência, Patrono do pão e do trabalho. É padroeiro dos gestores administrativos, assim como das pessoas que buscam trabalho e dos desempregados. A festa de São Caetano é celebrada pelos católicos no dia 7 de agosto.

Predisposto à piedade por sua mãe, ele estudou Direito em Pádua, recebendo seu grau como utriusque Juris Doctor (ou seja, em direito civil e canônico), aos 24 anos. Em 1506 trabalhou como diplomata para o Papa Júlio II com quem ajudou a conciliar a República de Veneza. Tornou-se sacerdote em 1516.

Um de seus quatro companheiros era Giovanni Pietro Carafa , o Bispo de Chieti, eleito primeiro superior da ordem, que mais tarde se tornou o Papa Paulo IV. A partir do nome da cidade de Chieti (em latim Theate), surgiu o nome pelo qual a ordem é conhecida, os “Teatinos”.

Os solos sagrados de São Caetano do Sul

O primeiro marco de fé, na então Terra de Tijucussu, primeiro nome do povoado de São Caetano do Sul, foi erguido em 1717, pelos monges beneditinos, que tomaram posse desta localidade e aqui mantiveram a Fazenda São Caetano. Era a Capela São Caetano construída no hoje Bairro da Fundação e que se transformou na Paróquia São Caetano em 29 de junho de 1953, já sob a administração dos padres estigmatinos.

Hoje São Caetano do Sul conta com só duas capelas: A Santa Rita, no Bairro Barcelona, e a do Oratório do Externato Santo Antonio, no Bairro Santa Paula. E em seu território estão sediadas onze paróquias. A “Nossa Senhora Aparecida” no Bairro Barcelona, a “Nossa Senhora da Candelária”, no Bairro Oswaldo Cruz, a “Nossa Senhora das Graças”, no Bairro Nova Gerte, a “Nossa Senhora da Prosperidade”, no Bairro Prosperidade, a “Paróquia Sagrada Família”, no Centro, a “Sagrado Coração de Jesus”, no Bairro São José, a “Santo Antonio”, no Jardim São Caetano, a “São Bento”, no Bairro Olímpico, a “São Caetano”, no Bairro da Fundação, a “São Francisco de Assis”, no Bairro Santa Maria e a “São João Batista”, no Bairro Santa Paula.

Compartilhe:

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”