Recentemente, a mídia católica da Diocese de Santo André divulgou o acontecimento da Concentração bienal do Apostolado da Oração (AO), sediado na Paróquia andreense de Santo Antônio (Vila Alpina), realizado no último dia 26, e que foi prestigiado por um grande número de associados de todas as Regiões Pastorais.
Também compareceram ao evento o Bispo Diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini; o Diretor Nacional do AO, Pe. Eliomar Ribeiro, SJ; o Diretor Espiritual Diocesano, Pe. José Silva; os padres Camilo, William, Everton, Vinícius Afonso e Flávio José; o anfitrião, Frei José Carlos, OFMCap; os fratres Diego e Robério, CssR; e os seminaristas Vinicius, Jhonatan, Victor e Willian, manifestando todo o apoio eclesiástico que a ocasião merece.
Iniciado com uma parte formativa, conduzida pelo Diretor Nacional, falou-se sobre o processo de renovação pelo qual está passando o AO, cujos novos estatutos acabam de ser aprovados pela Santa Sé, desde a última reforma feita logo após o Concílio Vaticano II; seguiu-se a concelebração eucarística, presidida pelo Bispo Diocesano, durante a qual o Chanceler do Bispado, Pe. William Mariotto Torres, efetuou a leitura da nomeação do novo Diretor Espiritual Diocesano do AO, Pe. Vinícius Ferreira Afonso, responsável por dar continuidade ao processo de renovação do Apostolado em nossa Diocese.
Mas o que é o Apostolado da Oração?
Nas celebrações em nossas comunidades, frequentemente passam despercebidas algumas pessoas trazendo ao peito um distintivo vermelho: são os membros do AO, uma associação piedosa fundada há quase 175 anos, e em março deste ano elevada à categoria de Obra Pontifícia!
No Grande ABC, o AO está presente muito antes da criação da Diocese, sendo quase centenário em algumas paróquias mais antigas, ao passo que, em outras, acaba de ser implantado, mostrando seu dinamismo e atualidade. A Obra Pontifícia possui ainda uma seção destinada aos jovens: o Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), cuja oficialização em nossa Diocese está em andamento e que, décadas atrás, existia em nossas paróquias mais antigas sob o nome de Cruzada Eucarística.
O AO surgiu com o objetivo de sustentar a ação missionária da Igreja, por meio do oferecimento de todas as atividades cotidianas do cristão (orações, vida sacramental, penitência, trabalho profissional, estudos…) a Deus em favor da evangelização. Logo, sua existência é primordial em qualquer comunidade de fé, pois representa o seu “braço orante”.
Porém, os efeitos de sua ação não se reduzem ao âmbito paroquial, mas beneficiam a Igreja inteira, pois cada mês o Santo Padre confia ao AO uma intenção específica pela qual os membros se oferecem em oblação. A essa intenção, qualquer fiel pode associar-se, formando o que se chama Rede Mundial de Oração do Papa, da qual o AO é parte integrante.
Não há restrição de faixa etária, bastando o desejo de sustentar a ação da Igreja mediante o oferecimento diário de nossas ações; quem se sente CHAMADO a esta belíssima vocação, deve procurar o sacerdote ou um representante do AO em sua comunidade para conhecer melhor a espiritualidade desta Obra e as atividades que realiza (celebrações votivas ao Sagrado Coração de Jesus, adorações eucarísticas, reunião mensal, entronização da imagem do Coração de Jesus nos lares…), fortalecendo a prioridade de nosso VIII Plano Diocesano de Pastoral, a fim de nos tornarmos cada vez mais uma Igreja em atitude de Acolhida Missionária!