Diocese de Santo André

Uma rede a serviço do Papa em nossa Diocese

Recentemente, a mídia católica da Diocese de Santo André divulgou o acontecimento da Concentração bienal do Apostolado da Oração (AO), sediado na Paróquia andreense de Santo Antônio (Vila Alpina), realizado no último dia 26, e que foi prestigiado por um grande número de associados de todas as Regiões Pastorais.

Também compareceram ao evento o Bispo Diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini; o Diretor Nacional do AO, Pe. Eliomar Ribeiro, SJ; o Diretor Espiritual Diocesano, Pe. José Silva; os padres Camilo, William, Everton, Vinícius Afonso e Flávio José; o anfitrião, Frei José Carlos, OFMCap; os fratres Diego e Robério, CssR; e os seminaristas Vinicius, Jhonatan, Victor e Willian, manifestando todo o apoio eclesiástico que a ocasião merece.

Iniciado com uma parte formativa, conduzida pelo Diretor Nacional, falou-se sobre o processo de renovação pelo qual está passando o AO, cujos novos estatutos acabam de ser aprovados pela Santa Sé, desde a última reforma feita logo após o Concílio Vaticano II; seguiu-se a concelebração eucarística, presidida pelo Bispo Diocesano, durante a qual o Chanceler do Bispado, Pe. William Mariotto Torres, efetuou a leitura da nomeação do novo Diretor Espiritual Diocesano do AO, Pe. Vinícius Ferreira Afonso, responsável por dar continuidade ao processo de renovação do Apostolado em nossa Diocese.

Mas o que é o Apostolado da Oração?

Nas celebrações em nossas comunidades, frequentemente passam despercebidas algumas pessoas trazendo ao peito um distintivo vermelho: são os membros do AO, uma associação piedosa fundada há quase 175 anos, e em março deste ano elevada à categoria de Obra Pontifícia!

No Grande ABC, o AO está presente muito antes da criação da Diocese, sendo quase centenário em algumas paróquias mais antigas, ao passo que, em outras, acaba de ser implantado, mostrando seu dinamismo e atualidade. A Obra Pontifícia possui ainda uma seção destinada aos jovens: o Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), cuja oficialização em nossa Diocese está em andamento e que, décadas atrás, existia em nossas paróquias mais antigas sob o nome de Cruzada Eucarística.

O AO surgiu com o objetivo de sustentar a ação missionária da Igreja, por meio do oferecimento de todas as atividades cotidianas do cristão (orações, vida sacramental, penitência, trabalho profissional, estudos…) a Deus em favor da evangelização. Logo, sua existência é primordial em qualquer comunidade de fé, pois representa o seu “braço orante”.

Porém, os efeitos de sua ação não se reduzem ao âmbito paroquial, mas beneficiam a Igreja inteira, pois cada mês o Santo Padre confia ao AO uma intenção específica pela qual os membros se oferecem em oblação. A essa intenção, qualquer fiel pode associar-se, formando o que se chama Rede Mundial de Oração do Papa, da qual o AO é parte integrante.

Não há restrição de faixa etária, bastando o desejo de sustentar a ação da Igreja mediante o oferecimento diário de nossas ações; quem se sente CHAMADO a esta belíssima vocação, deve procurar o sacerdote ou um representante do AO em sua comunidade para conhecer melhor a espiritualidade desta Obra e as atividades que realiza (celebrações votivas ao Sagrado Coração de Jesus, adorações eucarísticas, reunião mensal, entronização da imagem do Coração de Jesus nos lares…), fortalecendo a prioridade de nosso VIII Plano Diocesano de Pastoral, a fim de nos tornarmos cada vez mais uma Igreja em atitude de Acolhida Missionária!

 

Compartilhe:

Jubileu Ordinário 2025: Um Ano para Peregrinar na Esperança

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/02/2025

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025