Dom Pedro celebra Padroeiro da Diocese de Santo André

Durante a Missa em Ação de Graças realizada no dia 30 de novembro, bispo diocesano destacou modelo de vida e fé do apóstolo para os fiéis; solenidade também contou com o ato de inauguração da Capela do Santíssimo da Matriz andreense

A noite de sexta-feira (30/11), na Igreja Matriz andreense, na Vila Assunção, reservou mais um momento especial para a Diocese de Santo André: a celebração da Festa do Padroeiro presidida pelo bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, que reforçou a propagação do santo apóstolo como referência de atuação da Igreja nas 105 paróquias das sete cidades da região do ABC.

“Somos uma Igreja da acolhida, como André soube acolher aqueles gregos que iam conhecer Jesus. André, homem de acolhida dos estrangeiros. Nós estamos aqui nesta igreja confiada ao pastoreio dos padres scalabrinianos que tem esse carisma de acolher a todos, em especial os peregrinos estrangeiros, aqueles que mais necessitam desse apoio. André acolhe os estrangeiros que querem conhecer Jesus. Mas também é o homem da missão, ao percorrer Ásia Menor e Grécia, lugares desconhecidos para um judeu”, sintetiza Dom Pedro, ao recordar as prioridades eleitas no Sínodo Diocesano, realizado em novembro de 2017:

– Ação Missionária permanente para fortalecer a presença da Igreja junto aos mais pobres das periferias, aos cristãos afastados, aos doentes, e aos grupos mais necessitados de motivação acolhida;

– Acolhimento em suas duas dimensões importantes (Cultura e Espiritualidade);

– Uma igreja em saída em estado permanente de Missão, com aprofundamento da Iniciação à Vida Cristã e inclusão, com abertura, para todos, por meio de comunidades humanizadas e humanizadoras.

Dom Pedro ainda clamou para que os fiéis se espelhem na atuação dos discípulos, como meio de entender o significado da fé e da missão apostólica neste mundo. “Celebrar a Festa dos Santos Apóstolos é celebrar o mistério. A fé católica é essencial. Crer na existência de Deus e no seu filho Jesus Cristo. É colocar Jesus no centro da nossa vida. Você vai perceber essa fé apostólica quando Jesus se tornar centro de sua existência”, indica.

Para referendar o patrono, um ofertório especial foi preparado com a entrada de alimentos como o pão e o peixe – André é conhecido como o ‘pescador de homens’ -, que estão simbolizados no brasão da Diocese de Santo André.

Mensagem de Dom Nelson

O bispo emérito da Diocese de Santo André, Dom Nelson Westrupp, que retornou à região neste ano e concelebrou a solenidade, salientou a importância deste momento para a Igreja e fiéis dos municípios do ABC.

“É sempre muito gratificante a gente participar de qualquer celebração quando se trata de homenagear a diocese, mais ainda no dia do seu padroeiro Santo André. E nada melhor do que fazer essa celebração através da Eucaristia e Ação de Graças por todos os benefícios que a diocese vai recebendo por intercessão desse grande apóstolo Santo André”, relata.

Capela do Santíssimo

No encerramento da celebração, Dom Pedro promoveu a inauguração da Capela do Santíssimo da Matriz de Santo André. Localizada ao lado esquerdo do altar, o espaço propiciará uma relação mais profunda com Cristo.

Ao abençoar o tabernáculo, o bispo diocesano reforçou a relevância do local para o povo da região. “Com muita alegria inauguramos esse lugar acolhedor, cheio de paz e tranquilidade para os fiéis, que poderão orar, refletir e se sentirem ainda mais próximos do Santíssimo”, revela.

Estreia na Matriz

O repertório musical ficou por conta do Coral Diocesano, que sob a regência do maestro Diego Muniz, tocou pela primeira vez na Igreja Matriz andreense e na Festa do Padroeiro. “Um momento simbólico e de muita importância para o Coro Diocesano”, frisa Diego, desde fevereiro de 2017 à frente do grupo.

A missa também contou com as presenças do superior regional dos padres scalabrinianos da Congregação dos Missionários de São Carlos, padre Agenor Sbaraini, e do pároco da Matriz, Jean Dickson, além de vários sacerdotes, seminaristas e ministros.

Ao final da celebração, o público saboreou o bolo do padroeiro aniversariante.  Por outro lado, a procissão e a queima de fogos em frente à Matriz, ao redor da Praça Getúlio Vargas, não foram realizadas em virtude do tempo chuvoso na região.

Já a Quermesse do Padroeiro com barracas de comidas, bebidas e bingo beneficente acontece após a missa das 16h do sábado e da celebração das 17h30 do domingo.

Decreto

No ano passado, Dom Pedro anunciou o decreto que designa o Edifício Sede da Mitra Diocesana – que completa em 2018, seis anos de sua inauguração, no Centro andreense  como ‘Santo André Apóstolo’, uma homenagem ao padroeiro da cidade e da diocese.

Reportagem de Fábio Sales

Fotos de Elaine Venciguerra e Fernanda Minichello

Conheça a história de Santo André Apóstolo.