Por um futuro melhor, famílias ‘traduzem’ Natal como espírito permanente do amor e da solidariedade

Diante de injustiças e intolerância vivenciadas nos tempos atuais, pais e mães avaliam a necessidade de transformar a sociedade, por meio do exemplo de Jesus Cristo, com simplicidade e mais respeito ao próximo

O Natal, nascimento de Jesus Cristo, celebrado na última terça-feira (25/12) todo ano representa a renovação de um legado. Um legado de amor, humildade e união. União das famílias em torno daquele que veio para nos redimir dos pecados e trazer a paz ao mundo.

No entanto, o significado desta data muitas vezes é deixado de lado para se privilegiar o consumismo e promover ainda mais o distanciamento entre os povos. Para mudar essa realidade, pais e mães entendem que somente promovendo os ensinamentos do verdadeiro sentido da festa natalina na sociedade, durante todo o ano, contribuíra por menos desigualdades e mais aproximação entre as pessoas.

Aproximação de Jesus

Pais das garotinhas Maria, 4 anos, e Isa, 2 anos, o casal Juliano Assis, 33 anos, e Alana Maldon, 32 anos, acredita que a simplicidade de como Cristo veio ao mundo deve tocar o coração daqueles que estão distantes de Deus.

“A vida de uma criança é muito frágil. Nós que somos pais temos essa sensibilidade. Quando se trata do menino Jesus, todo mundo se coloca na manjedoura, na humildade, naquela noite de luz. Acho que isso renova o nosso coração. O Natal em si representa a simplicidade do amor e reforça a mensagem para transformar o mundo melhor”, sintetiza a gerente de RH.

“Não sei como as pessoas conseguem viver lá fora sem a presença de Deus. Porque a gente sabe que nas grandes dificuldades somente Ele nos dá conforto e nos ampara. Que nos dá segurança, a sonhar novamente, que indiferente de qualquer dificuldade que apareça com Ele tudo se torna mais leve e mais fácil”, completa o gerente comercial.

Estado de espírito

A pequenina Fiorela tem apenas cinco meses e já presenciou o seu primeiro Natal. De acordo com seus pais Natalie Amâncio Serafim, 30 anos, e Vinicius Serafim, 32 anos, que integram a Pastoral Familiar, o significado do nascimento de Jesus deve ser um estado de espírito permanente.

“Costumo pensar que o Natal não é apenas uma data. Para nós cristãos é muito importante, o nascimento do nosso Salvador, mas também é um estado de espírito. Um sentimento da busca da paz, da caridade no coração. Então, não somente no Natal, mas como cristão, levar para nossa casa e convívio no trabalho, no estudo, esse estado de espirito”, reflete a gerente de facilities.

“O Natal aguça esse sentimento e devemos transportar para todo o ano. Reforçar esse espírito natalino”, corrobora o empresário.

Praticar o bem

Acompanhado da esposa Giermana Valveson Jorge, 36 anos, e do filho Murilo Valveson Jorge Leite de Almeida, 10 anos, o maestro Douglas Leite, 36 anos, analisa que o trabalho voluntário é um dos caminhos para se praticar o bem na sociedade.

“Quem tem o dom de ensinar deve ajudar as pessoas. O que aprendemos aqui, na Igreja, colocamos em prática na sociedade. Que Jesus nasça dentro de nós, traga muita esperança e fé”, comenta Douglas, que encabeça o Projeto Futuração de aprendizado musical para crianças, na Igreja Matriz de Santo André, de segunda e quarta, e no Santuário Senhor do Bonfim, de sábado e terça.

Menos consumismo

Ao lado de sua mãe, Maria Inês de Caralho Marques, 63 anos, o músico Ícaro de Carvalho Marques, 28 anos, pondera que atualmente a data tem se notabilizado pela força do comércio em detrimento da reflexão pelo nascimento de Cristo.

“A própria visão das pessoas é muito consumista e ainda falta muito para contribuirmos com o próximo, apoiando o outro, ter amor pelo outro, que são ensinamentos do Natal. Temos que nos preocupar menos em consumir e mais em praticar o espírito da caridade e da solidariedade”, salienta.