Diocese de Santo André

JMJ: Hora de anunciar o Jesus Jovem e colher frutos para cada comunidade

Jovens da Igreja Matriz de São Bernardo do Campo se prepararam ao longo de dois anos para viabilizar ida ao encontro

 

Faltando quatro dias para o início da JMJ 2019 (Jornada Mundial da Juventude), que acontece entre os dias 22 e 27 de janeiro, na cidade do Panamá, capital panamenha, parte da delegação de 60 jovens da Diocese de Santo André iniciaram as atividades da pré-Jornada nesta quinta-feira (17/01).

Um dos sete paroquianos da Igreja Matriz de São Bernardo do Campo – Basílica Menor de Nossa Senhora da Boa Viagem – que já estão na América Central para participar da JMJ, o analista de sistemas Edmar José dos Anjos de Souza, 30 anos, conversou com a reportagem da Diocese de Santo André sobre a preparação, os desafios e a experiência de vivenciar o maior encontro da juventude católica no mundo.

“É um momento de integração. De nos relacionarmos e rezarmos com jovens de outros países e diferentes culturas. É um pouco do carisma scalabriniano (João Batista Scalabrini, padroeiro dos migrantes) reproduzido no encontro”, revela Edmar, ao lado do seminarista Caíque Machado Correia, que também integra a delegação regional no Panamá.

*

Como foi a preparação e os desafios para participar da Jornada Mundial da Juventude no Panamá?

Há dois anos vivemos o espírito da Jornada, tanto materialmente, quanto espiritualmente. Arrecadamos (os valores para o evento) com a venda de doces ao final das missas, além das rifas e bazar de roupas, tudo isso ao longo de dois anos. Acabou a Jornada de 2016 (na Cracóvia, Polônia), já iniciamos encontros e o planejamento, partilhando e contagiando os jovens a vivenciarem essa missão.

*

Como será o itinerário dos jovens da Matriz de SBC no Panamá?

Vamos fazer a pré-Jornada, também. Ficaremos duas semanas – entre os dias 15 e 29 de janeiro – e estaremos na Paróquia de Colón – segunda maior cidade do Panamá. Iremos participar da primeira semana missionária, com todo o espirito da jornada de levar Jesus Cristo as pessoas. A Jornada não é apenas para a juventude, mas algo que revela essa face de Cristo, esse Jesus jovem que se faz presente. Na sociedade muitas vezes esquecemos de anunciar o Jesus Cristo jovem. Então, a jornada é esse momento de revelar esse Jesus jovem para todas as pessoas. Temos um alvo de participar de eventos. Podemos passear, sim, mas durante o tempo livre e depois das atividades.

*

 

E como fazer com que o aprendizado adquirido na JMJ seja colocado em prática em cada comunidade?

A Jornada é um impulso do espírito da juventude. De saber que nós não estamos sozinhos. Muitas vezes o jovem desanima na caminhada, porque ele acha que está sozinho. A Jornada é essa oportunidade de (motrar) que existem jovens no mundo inteiro que partilham da mesma fé. Se sairmos daquele evento sabendo que Jesus Cristo  está no meio de nós e se conseguirmos cultivar isso em nossa paróquia, com certeza teremos êxito. É para anunciar tudo aquilo que vivemos (na Jornada Mundial da Juventude). E ao final dizermos que foi bom porque encontrei com o Papa (Francisco) e presenciamos Jesus no rosto de todas as pessoas. Se acontecer essa experiência do ‘levar’ e do ‘trazer’, seremos capazes de produzirmos frutos ao longo de um bom tempo na comunidade.

*

 

E como foi a sua experiência na Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, em 2013?

Fiquei uma semana no Rio. Mas vivenciamos o espírito da Jornada antes, também, ao recebermos os missionários da cidade de Ímola, da Itália, que ficaram aqui em São Bernardo, durante a semana missionária. Fizemos missão no Riacho Grande, conhecendo outras realidades, das pessoas que moram na periferia e foi um momento enriquecedor, tanto para nós, quanto para eles.

*

Reportagem e foto de Fábio Sales

Compartilhe:

Leão XIV: um Papa que nasce da escuta e da esperança

A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost

CARPINTEIRO DE NAZARÉ

Padre Marcos Vinicius, em entrevista ao Diário do Grande ABC, fala sobre o legado de Papa Francisco e o processo de sucessão papal

Jovens lotam santuário em missa dedicada ao Beato Carlo Acutis

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima celebra 50 anos de história no Ferrazópolis

RH da Diocese promove ação de conscientização ambiental com colaboradores da Cúria

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco