Cerca de 60 jovens da Diocese de Santo André participam na noite desta quinta-feira (24/01) da Acolhida ao Papa Francisco, um dos momentos mais aguardados da Jornada Mundial da Juventude
A JMJ 2019 (Jornada Mundial da Juventude) prosseguiu na quarta-feira (23/01), na cidade do Panamá, com o primeiro dia de catequese nas paróquias e comunidades, com as participações de 380 bispos que presidem o momento formativo em até 25 idiomas. Já nesta quinta-feira (24/01), a grande expectativa é para a Acolhida ao Papa Francisco, a partir das 18h, no horário local – 21h do horário de Brasília.
São mais de 200 mil jovens de 155 países que participam do maior encontro da juventude católica no mundo, que acontece até o próximo domingo (27/01).
Tatiane Sousa, 30 anos, que participa da Igreja Matriz de Diadema (Paróquia Imaculada Conceição), informa que a catequese na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, no Panamá, foi ministrada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ), Joel Portella Amado.
“Também estivemos na Tenda de Adoração ao Santíssimo e visitamos a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima”, comenta.
*
Vocação e atuação
Paroquiano da Igreja Nossa Senhora do Rosário – Santo André, Vítor Santos Barros, 20 anos, conta que o início da Jornada tem sido bem produtivo, com a catequese realizada pelo arcebispo de Luanda (Angola), Dom Filomeno Vieira Dias. “Falamos sobre o jovem na vocação, o jovem na comunidade”, frisa. No período da tarde, ele presenciou ao lado de milhares peregrinos, a chegada do Papa Francisco à capital panamenha, e durante a noite, acompanhou show musical da Comunidade Shalom, no Festival da Juventude.
*
Agenda
Nesta quinta-feira (24/01), a programação prossegue com a Feira Vocacional, Parque do Perdão e Temático, o Festival da Juventude“Alegra-te”, com exposições, música, bailes, dança e diálogos, que acontecerá durante os períodos da tarde e noite, além do evento principal, com a Acolhida ao Santo Padre.
De acordo com a Conferência Episcopal do Panamá, a estimativa é a de que aproximadamente 1 milhão de fiéis assistirão à missa de encerramento, na manhã do domingo. Ao lado do Papa estarão cerca de 500 bispos. Já o número de turistas pode chegar a 3 milhões de pessoas.
*
Informações e fotos dos jovens Vítor e Tatiane