Aclamado, padre Paulo Afonso toma posse na Paróquia São João Batista

“Ó padre Paulo cadê você, eu vim aqui só pra te ver”! Quem já esteve num estádio de futebol sabe da sensação única de torcer pelo clube do coração. Na tarde de sábado (16/02) algo semelhante aconteceu na Paróquia São João Batista, com uma única diferença: as duas ‘torcidas’ de fiéis, a anfitriã e a visitante Sagrada Família, torcendo pelo mesmo time, o time de Jesus Cristo, representado pelo padre Paulo Afonso, que assume nova jornada na igreja localizada no Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo.

Entre muitos aplausos e entusiasmo do público, principalmente no discurso e oficialização do sacerdote como pároco, que administrou a Paróquia Sagrada Família durante duas décadas, padre Paulo revelou ser uma pessoa muito participativa no meio da comunidade que, segundo ele, será fundamental para um rápido entrosamento na nova casa.

“Gosto de estar no meio do povo e focar na questão da evangelização para fora da igreja. Para buscar essa experiência de missão é essencial não cristalizar a experiência apenas naquilo que é litúrgico, mas vivenciar também esse modelo que a igreja fala tanto, que é avançar na sociedade. Trago esse otimismo e a alegria para vivenciarmos juntos essa missão”, projeta.

Prestes a completar 23 anos de sacerdócio neste ano, padre Paulo Afonso fez a profissão de fé, o juramento de fidelidade, recebeu o livro das sagradas escrituras e os instrumentos para a renovação das promessas do batismo. Ele sucede padre Roberto Alves Marangon, o padre Beto, que foi empossado pároco da Paróquia Bom Jesus de Piraporinha no domingo (10/02).

O ato religioso foi presidido pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, e concelebrado pelo vigário geral diocesano, padre Ademir Santos de Oliveira, que leu a provisão de posse; padre Gonise Portugal da Rocha (coordenador da Região Pastoral São Bernardo Anchieta); padre Leandro Alves de Figueredo (pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia – Diadema); padre Adriano Pereira da Silva (pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo – São Bernardo); padre Júlio Rodrigues Neves Jr. (pároco da Maria Mãe dos Pobres- Diadema) e pelo secretário episcopal, padre Camilo Gonçalves de Lima. O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando também compareceu à missa.

Estilo pastoral

Em seu discurso após ser oficialmente declarado pároco da Igreja São João Batista, padre Paulo Afonso agradeceu os paroquianos e as paroquianas, com quem conviveu por mais de duas décadas, e que compareceram em peso rendendo homenagens que emocionaram o sacerdote. Muitos aplausos e lágrimas como gratidão. “Sou muito grato por aprender muito com vocês da Sagrada Família nesta caminhada e pelo apoio de sempre”, agradece.

Sobre a ótima receptividade de sua nova casa, o recém-chegado padre confessa ‘um friozinho na barriga’ diante da expectativa em iniciar um novo trabalho e dos desafios que encontrará pela frente após 20 anos numa mesma igreja.

“Na dinâmica da mudança vai trazer um enriquecimento para mim, para a comunidade e para a pastoral como um todo. Então é positivo tudo isso”, comenta.

“É uma mudança de estilo pastoral, de comunidade, mas é o mesmo povo de Deus. A gente sabe que os anseios são os mesmos, as necessidades. O estilo é outro, mas não deixa de ter também o seu valor. Então, a gente vem muito aberto para trabalhar com esse povo. Tenho certeza que vamos caminhar juntos, na mesma direção”, avalia.

Olhar para a periferia

Durante a homilia e apresentação do novo pastor, Dom Pedro afirmou que uma das prioridades do pároco é agir com o olhar voltado para a justiça social.

“Que essa comunidade recebe esse pastor, o padre Paulo Afonso, possa com ele iniciar uma nova etapa. Que a graça de Deus nos propicia a vivenciar nesta pastoral de conjunto, os párocos que trabalham mais no centro das cidades devem pensar na pastoral olhando para as periferias existenciais e materiais. Não somente para seguir o estilo pastoral de Jesus que iniciou na Galileia até ir a Jerusalém. Mas também porque a maior parte da população do Grande ABC vive nas nossas periferias”, argumenta.

Boas vindas

Muitas pastorais da Paróquia São João Batista estiveram representadas na solenidade de posse do padre Paulo Afonso. Uma delas, a do Batismo, compareceu em peso na celebração e reforçaram a acolhida ao novo pastor.

“Seja muito bem vindo, padre Paulo. Acolhemos e desejamos toda felicidade, todo caminho a ser percorrido com muita alegria e com apoio de todos nós”, deseja o eletrotécnico José Ribeiro, 42 anos.

“Uma das principais qualidades dele é a humildade”, revela a comerciante Neusa Pereira, 55 anos.

“Esperamos a presença do padre Paulo em todas as pastorais. São muito unidas e acolhedoras”, comenta o engenheiro eletricista Gilberto Murakami, 49 anos.

Da Pastoral do Batismo, ainda estiveram na celebração a professora Vera Lúcia, 66 anos; o publicitário aposentado Antônio Romero, 70 anos; a auxiliar administrativa Marilene Alves, 71 anos; a revisora de textos Alaíde Diniz, 68 anos; a professora Denise Marques, 53 anos; a agente de organização escolar Vânia Santos, 55 anos; e o administrador de empresas Roberto Patrício, 67 anos.

Até logo

A juventude católica demonstrou o carinho ao padre Paulo Afonso, ao organizar uma caravana da Paróquia Sagrada Família rumo à igreja do Rudge Ramos.

Todos os depoimentos traduziam o reconhecimento e a gratidão de todos que conviveram com o sacerdote desde a infância.

“Desde criança me ensinou tudo. Fui coroinha, cerimoniário até chegar ao grupo de jovens. Foi muito importante para a minha vida toda”, reconhece o auxiliar administrativo Christopher Souza Silva, 25 anos.

“Colhi muitos frutos com o padre Paulo. Foi muito bom trabalhar com ele”, agradece o servente de pedreiro Robert William Barbosa, 30 anos.

Leia na íntegra a homilia.

Clique aqui e veja todas as fotos.