Com “cheiro de ovelha”, Padre Dayvid toma posse na Igreja Matriz Diadema

“O pastor deve ter o cheiro de ovelha!” Citando frase do Papa Francisco, padre Dayvid da Silva foi empossado oficialmente na tarde de sábado (09/02), como novo pároco da Paróquia Matriz Imaculada Conceição de Diadema, durante missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, no centro do município diademense.

Com a presença em peso das pastorais, movimentos, grupos anfitriões da igreja e até caravana da Paróquia Bom Jesus de Piraporinha, também em Diadema, onde o sacerdote atuava desde fevereiro de 2013, a celebração foi precedida pelo terço vocacional com a participação de toda a comunidade.

A família de padre Dayvid também marcou presença representada pela mãe, Marileide Josefa da Silva, pelo pai, Manoel da Silva, pela irmã, Carla Daniela da Silva e pelo sobrinho Carlos Daniel.

Apoio na caminhada

Com o lema “Permanecei no meu amor” (Jo, 15, 9), padre Dayvid não escondeu a satisfação em presenciar demonstrações de companheirismo e apoio na condução da Matriz Diadema. Segundo ele, a superação dos desafios será importante para o crescimento e amadurecimento da comunidade local.

“Talvez o maior desafio é ser o pároco da Matriz da cidade. E conforme a gente vai administrando e pastoreando, vamos conhecendo as pessoas. A chegada em si é um desafio. Eu não conheço o povo, o povo ainda me conhece. Por isso a união é importante. Esse é o maior propósito. Caminharmos juntos para fazermos com que o Reino de deus possa acontecer. Que vocês possam caminhar comigo que eu caminharei com vocês”, ressalta o sacerdote.

Padre Dayvid da Silva nasceu em 24 de abril de 1984 (34 anos). Sua ordenação presbiteral aconteceu no dia 10 de dezembro de 2011, na Paróquia São João Batista, no Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo, pelo hoje bispo emérito da Diocese de Santo André, Dom Nelson Westrupp. Sua paróquia de origem é a Santa Luzia, em Ribeirão Pires. Atualmente é reitor do Seminário de Filosofia, em Diadema.

Profissão e juramento

O ato religioso teve início com a leitura da provisão de nomeação de padre Dayvid como pároco da Matriz, proferida pelo coordenador da Região Pastoral – Diadema, padre George Fernandes Jesuraj.

O novo pároco foi interrogado publicamente por Dom Pedro, a fim de manifestar a disposição de cooperar com o bispo, trabalhando em comunhão e cuidando com zelo da paróquia que está sendo entregue a ele.

Em seguida, o sacerdote recebeu diversos instrumentos de membros da comunidade para desempenhar bem a sua função, como as chaves da Igreja Matriz, das capelas e do sacrário, a jarra com água batismal e a estola roxa.

Além da profissão de fé, o novo pastor recebeu o livro sagrado das mãos de Dom Pedro e fez o juramento de fidelidade ao compromisso com Deus e a comunidade.

Sentir com a Igreja

Ao falar para o público presente à Igreja Matriz diademense, Dom Pedro elogiou a disposição do novo pároco em atender o chamado de Cristo, o trabalho como reitor da Casa de Formação de Filosofia da Diocese de Santo André e citou o arcebispo salvadorenho, Dom Oscar Romero (1917-1980), que escolheu o lema na ordenação episcopal de 1970 ‘o propósito de sentir com a Igreja’, como espelho para uma missão exitosa na nova comunidade.

“Hoje é dia dos paroquianos assumirem um compromisso. Rezar todos os dias para o padre Dayvid. Para que ele persevere. Ele é um padre bom, competente, esforçado, que tem amor ao povo e que ajuda também a nossa Igreja. O pároco tem a sua vida espiritual centrada na palavra e, sobretudo, na eucaristia. A palavra e a eucaristia são as duas colunas que se apoia o pároco para cumprir a sua missão no rebanho que lhe foi confiado”, sintetiza o bispo diocesano.

Bastante prestigiada por padres do Grande ABC, a solenidade foi concelebrada pelos padres Alex Sérgio da Silva (vigário paroquial da Matriz Imaculada Conceição), Odair Ângelo Agostín (administrador paroquial da Quase-Paróquia Nossa Senhora Aparecida – São Bernardo), Adriano Pereira da Silva (pároco da São Pedro Apóstolo – São Bernardo), Hamilton Gomes do Nascimento (administrador paroquial da São Felipe Apóstolo), Leandro Alves de Figueredo (pároco da Santa Rita de Cássia – Diadema), Rudnei Sertório (administrador paroquial da Santa Luzia Virgem e Mártir- São Bernardo), Júlio Rodrigues Neves Jr. (pároco da Maria Mãe dos Pobres- Diadema), pelo coordenador da Região Pastoral – Diadema, padre George Fernandes Jesuraj, pelo secretário episcopal Camilo Gonçalves de Lima, além da presença de diáconos e seminaristas.

Confira todas as fotos da posse aqui

Leia na íntegra a homilia de Dom Pedro