O movimento eclesial católico Oficinas de Oração e Vida promove nesta quinta-feira (21/02), às 20h, palestra para coordenadores e gestores da Área Pastoral para o Laicato, Vida e Família da Diocese de Santo André, no auditório da Cúria Diocesana.
Segundo o comunicado ‘O amor do pai como fonte de conversão permanente’, encaminhado pela coordenadora nacional das Oficinas de Oração e Vida das cinco equipes da Diocese de Santo André, Sirley Serrano, e aprovado pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, o objetivo da atividade é apresentar e oferecer o serviço das Oficinas, de tal maneira que possa ser entendido como precioso apoio para o desenvolvimento das atividades pastorais cotidianas.
“Vamos abordar a natureza das oficinas, os serviços que temos a oferecer às pessoas e pastorais da nossa igreja”, afirma o coordenador diocesano das Oficinas de Oração e Vida, Tito Álvares de Araújo.
De acordo com ele, a motivação para a palestra ocorreu diante das orientações de alguns itens contidos no 8º Plano Diocesano de Pastoral. “Nosso intuito é dialogar sobre alguns elementos para aprimoramento das ações dos grupos, visando a integração das pastorais, por meio do aprofundamento da oração, aprendizado e envolvimento dos leigos e leigas”, destaca.
No próximo dia 10 de março um novo ciclo se iniciará nas Oficinas de Oração e Vida. Mais informações sobre como participar das Oficinas de Oração e Vida: Telefone: (11) 4425-4136/ 94196-3034 (falar com Tito), pelo e-mail: oficinasdeoracao@diocesesa.org.br e ainda pelos sites www.tovbrasil.com.br e www.tovpil.org
*
Atuação na Diocese
As Oficinas de Oração e Vida completam 35 anos em 2019. Atualmente, cinco equipes e 89 guias atuam no Grande ABC, sendo que 500 pessoas são evangelizadas por semestre, segundo consta no documento do Sínodo Diocesano. Uma das referências e grandes incentivadores das Oficinas na região foi Dom Cláudio Hummes, que atuou como bispo da Diocese de Santo André durante duas décadas (1975-1996).
*
Histórico
Fundada pelo frei espanhol Ignácio Larrañaga (1928-2013) em 1984, as Oficinas de Oração e Vida é um movimento eclesial católico, que começou com os encontros e experiências com Deus, sendo reconhecido e aprovado pela Santa Sé em 1997 e confirmado, segundo Decreto de Aprovação dado pelo Conselho Pontifício para os Leigos em 04 de outubro de 2002, com cerca de 18 mil guias atuando em 44 países e 12 idiomas. Anualmente, cerca de 200 mil participam dos encontros.