Reinauguração da Igreja de Paranapiacaba é presente de Deus para o povo

Sorrisos estampados no rosto, lágrimas de felicidade, muitos aplausos e o reconhecimento de um trabalho exitoso. Enfim, chegou o grande dia! “Essa igreja restaurada é um presente de Deus para toda a comunidade e visitantes de outras cidades. Sintam-se acolhidos”. A frase do pároco e coordenador da Região Pastoral Ribeirão Pires- Rio Grande da Serra, Pe. Rogério Duarte Irmão, deu o tom na celebração de reinauguração da Paróquia Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba na tarde de sábado (16/03), com a presença de grande público que prestigiou a entrega das obras de reforma da igreja, no ano em que completa 130 anos com muitas festividades. O cronograma da recuperação do templo contou com o trabalho colaborativo e apoio da Diocese de Santo André, em parceria com a prefeitura andreense, comunidade da Vila e voluntários. Durante o dia aconteceram ato cívico com a presença do prefeito de Santo André, Paulo Serra, seguida de apresentações de corais e grupo de samba.
Durante a tarde, antes do início da missa presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, concelebrada pelo Pe. Rogério, pelo diácono Vavá e demais sacerdotes, o pároco anfitrião ressaltou o valor histórico de recuperar a igreja como um ponto de oração, evangelização e também turístico para a Vila, bem como expressou gratidão pelo empenho de todos que contribuíram para a restauração da paróquia.

“Meus agradecimentos. Quero destacar a importância da acolhida. Nosso trabalho é restaurar as pedras vivas. Cada batizado e cada batizada aqui em Paranapiacaba tem agora uma igreja reformada, bonita e aconchegante para celebrar a sua fé. Estamos de portas abertas”, salienta o coordenador regional. Tudo culminava para um dia histórico. Além de um espaço de fé, a paróquia se tornava novamente uma parada turística para famílias e pessoas que passeiam pela Vila, já que em razão da alta demanda de turistas, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) divulgou que ampliará o número de viagens para Paranapiacaba, que acontecerá aos domingos e também um sábado por mês.

Lugar sagrado

Durante a homilia, Dom Pedro relembrou visita que fez ao lado dos seminaristas, há quase quatro anos, quando percorria a Diocese de Santo André para conhecê-la, após assumi-la em 2015. Ele revela satisfação ao perceber a mobilização da comunidade para a recuperação do espaço cristão: “Quando cheguei aqui vi uma igreja. Ao mesmo tempo em que achei bonita a estrutura, fiquei triste de ver a situação que ela estava, bem precária. Mas ao mesmo tempo, presenciei a fé de muitos moradores daqui e que esperavam um dia poder viver o que vivemos hoje. Hoje estamos todos juntos celebrando o restauro deste lugar sagrado. Aqui mora Jesus na sagrada eucaristia”, exalta o bispo, que ao final da celebração abençoou as paredes da igreja, num gesto simbólico da restauração do local.

Ato de fé

Diversos fiéis da Igreja Matriz de Rio Grande da Serra – Paróquia São Sebastião – peregrinaram a pé pela estrada rumo a Paranapiacaba, a fim de demonstrarem a fé e o compromisso com Jesus Cristo. Muitos deles têm a experiência de participarem de romarias à Aparecida. Outros ainda pretendem estrear neste ano. Eles integraram a procissão de entrada e do ofertório, ao lado dos paroquianos e representantes de pastorais com cartazes, faixas e um livro ata da fundação da igreja.
“Muito gratificante participar deste momento. Também é um treino para a romaria de Aparecida”, projeta Jakuie Jair da Silva, 46 anos, que trabalha na área administrativa e pretende peregrinar até o Santuário Nacional da padroeira do Brasil, em maio deste ano.
Sua esposa, a auxiliar de serviços gerais, Elza Maria da Silva, 41 anos, participou da peregrinação no ano passado e também esteve na Igreja Senhor Bom Jesus. Ela compara o antes e depois do local. “Quando estive aqui em 2018 encontrei uma igreja deteriorada. Hoje estou muito feliz de ver um local agradável novamente para visitas e orações”, comemora. Também de Rio Grande da Serra, o grupo de fiéis Benedito Marioti, 70 anos; Ana Regina dos Santos, 55 anos; Quitéria Xavier da Silva, 74 anos; e Carlos Alberto, 65 anos, já conquistou a aposentadoria, mas continua firme na caminhada pastoral e todos os anos frequenta o local sagrado, em Paranapiacaba. Ambos integram a romaria para Aparecida e realizarão a 12ª edição neste ano.

Etapas da reforma

A reforma da paróquia de 130 anos teve duas fases. A primeira aconteceu com a troca total do telhado, ainda no primeiro semestre de 2018. Terminada a etapa inicial, começou a segunda fase que compreendia pintura e iluminação interna e externa, a instalação elétrica e a impermeabilização de todo o local. O altar e o sacrário também foram revitalizados, com a troca do piso; além da reforma de bancos, vitrais e outros móveis destinados ao culto, a porta de madeira da entrada, a cadeira da missa, o sino, a torre, o mirante da Cruz, o calçamento no entorno da igreja, a recuperação do Galo dos Ventos, a escadaria de entrada e o jardim.

História

Denominada originalmente Capela Alto da Serra, o embrião da igreja Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba nasceu ainda no século XIX. Antes da inauguração da capela, em 1889, a localidade contava com um oratório, cujo registro mais antigo data de 1880, tendo sua pedra fundamental lançada em 3 de fevereiro de 1884. Recebeu licença para celebração de missas, pela primeira vez, em 8 de agosto de 1884. Com a criação da paróquia de Ribeirão Pires, em 1911, a igreja Senhor Bom Jesus do Alto da Serra passou a ser ligada a ela e hoje integra a Igreja Matriz de Rio Grande da Serra – Paróquia São Sebastião. O padroeiro Senhor Bom Jesus é comemorado no dia 6 de agosto, quando ocorre uma série de festividades na Vila de Paranapiacaba.

Veja todas as fotos aqui