Iniciativa pioneira na Diocese de Santo André, a 1ª Assembleia do Apostolado da Oração foi um sucesso de público e evangelização, ao reunir na manhã de sábado (23/03), cerca de 200 coordenadores, coordenadores e representantes da obra pontifícia, no auditório Dom Jorge Marcos de Oliveira, no edifício da Cúria Diocesana, Centro andreense.
“É um momento muito importante para nossa Diocese. Essa primeira Assembleia do Apostolado da Oração representa esse olhar voltado para a ação missionária e a acolhida, em sintonia com o 8º Plano Diocesano de Pastoral. Colocarmos em prática essas iniciativas e nos prepararmos para a peregrinação do quadro do Sagrado Coração de Jesus pelas dez regiões pastorais, que será um marco das comemorações dos 175 anos do Apostolado da Oração”, destaca o diretor espiritual do movimento na Diocese de Santo André, padre Vinícius Ferreira Afonso.
Após um delicioso café, membros das Oficinas de Oração e Vida promoveram momento de espiritualidade com cânticos, salmos, reflexão do evangelho e bênçãos para o público.
A reunião teve o apoio dos seminaristas Jhonatan Kauê Fernandez dos Santos, Vinícius Santos Gomes e Willian Maia Gomes Leite, além de outros jovens que integram o movimento eclesial de leigos católicos.
“Incentivar a participação da juventude no Apostolado da Oração também é fundamental. Nos alegra para prosseguirmos nesta caminhada de fé e vida missionária. Temos a certeza de que todos e todas saem daqui fortalecidos”, destaca o sacerdote.
O vigário episcopal para a Pastoral da Diocese de Santo André, padre Joel Nery, também participou do encontro e deixou uma palavra de incentivo aos membros do Apostolado da Oração. “A vocação do Apostolado não é somente orar, mas também acolher. Sair em missão pelo próximo. A acolhida tem que estar ‘correndo no sangue’. Praticar o bem é a porta de entrada para sermos acolhedores e missionários, se espelhando sempre nos exemplos de Jesus”, afirma.
*
Missão do Apostolado
Em seguida, Pe. Vinícius apresentou a atual estrutura do grupo, ao recordar a primeira grande reestruturação do movimento após a realização do Concílio Vaticano II, entre 1962 e 1965, com a aprovação dos estatutos em 27 de março de 1968 pelo Papa São Paulo VI, que vigoraram até o ano passado.
E na mesma data, só que 50 anos depois, o Papa Francisco aprovou novo regulamento, que aprofundou algumas diferenças em relação ao antigo documento, como a definição do Apostolado como obra pontifícia e Rede Mundial de Oração e do Papa; um serviço eclesial da Santa Sé a serviço de pessoas e grupos que, ao redor do mundo, em países e dioceses muito diversas, assumem a oração como uma forma de apostolado e, em particular, acolhem as intenções mensais de oração propostas pelo Santo Padre a Igreja, como tema ou conteúdo de sua oração pessoal ou coletiva, colaborando assim com a missão da Igreja de pôr-se a serviço dos desafios da humanidade.
No quesito Programa de Vida, as definições também foram atualizadas com o propósito dos membros do grupo promoverem a compaixão pelo mundo e pelos seres humanos, por meio da oração pelas intenções mensais; e da comunhão com a missão do Filho de Deus, ao desenvolver a vocação batismal em colaboração com a missão de Cristo.
Se antes as modalidades de participação eram denominadas apenas zeladores e associados, agora é aberta e com sentimento de pertença e compromisso pessoal e do grupo do AO.
*
Plano Diocesano de Pastoral
Uma das questões levantadas pelo Pe. Vinícius aos participantes do encontro atendeu aos itinerários elencados pelo 8º Plano Diocesano de Pastoral, originário do documento da Constituição Sinodal, que vigorará até o ano de 2022.
Das oito ações que tem como objetivos a difusão do Reino de Deus nas sete cidades do Grande ABC, quatro se identificam diretamente ao carisma de espiritualidade do Apostolado da Oração:
– A convivência e oração comunitária, motivando e organizando, com frequência diária ou semanal, atividades para uma vida comunitária orante, de forma a criar um ambiente de oração e acolhimento do próprio Jesus em sua casa, através de seminários de oração, Lectio Divina comunitária, Liturgia das Horas, adoração eucarística, entre outros momentos;
– A formação para a missão, capacitando agentes de pastoral em geral e missionários visitadores para entronizar a imagem e quadro do Sagrado Coração de Jesus nas casas, especialmente de pessoas afastadas;
– As visitas missionárias, que visam integrar os grupos de visitadores das paróquias nas visitas e organizar eventos com as pessoas que foram visitadas, para realizar a entronização do quadro do Sagrado Coração de Jesus;
– E a ação solidária, ao organizar visitas e plantões aos velórios, bem como a promoção do acolhimento e oração junto às famílias enlutadas.
*
Peregrinação do Quadro
No próximo dia 3 de dezembro, o Apostolado da Oração completará 175 anos e a Diocese de Santo André se organizará para a jornada do quadro do Sagrado Coração de Jesus por todas as paróquias das dez regiões pastorais. A missa de abertura da peregrinação acontecerá no dia 3 de maio, às 15h, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro da cidade andreense.
O itinerário do quadro começará pela Região Santo André – Centro (3 a 27 de maio), passando pelas regiões Santo André – Leste (27 de maio a 19 de junho), Santo André – Utinga (19 de junho a 12 de julho), Mauá (12 de julho a 4 de agosto), Ribeirão Pires – Rio Grande da Serra (4 a 27 de agosto), São Bernardo -Anchieta (27 de agosto a 19 de setembro), São Bernardo – Centro (19 de setembro a 11 de outubro), São Bernardo – Rudge Ramos (11 de outubro a 3 de novembro), São Caetano (3 a 20 de novembro) e encerrará em Diadema (20 de novembro a 6 de dezembro).
A celebração de conclusão da peregrinação ocorrerá no dia 6 de dezembro, em local a ser definido pela última paróquia que receberá o quadro.
*
Trabalho em grupo
Na segunda metade da Assembleia, coordenadores e representantes das paróquias se reuniram em grupos dentro das suas respectivas regiões pastorais para avaliação da atuação do Apostolado da Oração em sua região, das propostas apresentadas pelo 8º Plano Diocesano de Pastoral e implementação das mesmas, principalmente dos quatro itinerários identificados com a espiritualidade do AO.
Os membros também saíram com a tarefa de agendar datas das próximas reuniões regionais.
No retorno ao auditório, as coordenações de cada região foram apresentadas ao público, seguida da oração final como forma de agradecimento pela participação de todos e todas nesta ação inédita na Diocese e o envio para a missão dos membros do Apostolado da Oração.