Diocese de Santo André

Primeiro Rebanhão da Diocese, Mauá exalta gratidão e unidade

Realizando desde 1985 as edições do Rebanhão de Carnaval da Renovação Carismática Católica na Diocese de Santo André, a cidade de Mauá sediou neste sábado (02/03) a abertura do 34º encontro com 29 grupos de oração reunidos numa tarde e noite de louvor, pregação e participação na Santa Missa, encerrada com a adoração ao Santíssimo Sacramento, no Ginásio Poliesportivo Celso Daniel, na Vila Noêmia, região central do município.  “Para Mauá, particularmente neste ano é o rebanhão da unidade. São 29 grupos de oração que se uniram para fazer acontecer este evento. Outras pastorais, movimentos e ministros também contribuíram bastante e fizeram questão de estarem aqui. Coroinhas, cerimoniários, jovens do EJC”, avalia a coordenadora regional da Renovação Carismática Católica, Márcia Luceno Brum, que atua na Igreja Matriz Imaculada Conceição da cidade e participa há 16 anos da RCC. Ela ainda agradeceu o apoio do coordenador da Região Pastoral – Mauá, padre Cláudio Tafarelo; do padre Hamilton Gomes do Nascimento, que celebrou a missa, o frei Geraldo dos Santos, que prestigiou as atividades, demais sacerdotes e o suporte dos apoiadores e patrocinadores para a realização do retiro espiritual, que está instituído como ato oficial no calendário municipal da cidade desde 2017.

De domingo (03/03) a terça-feira (05/03), a programação começou a partir das 8h, com pregações, adorações e missas.  No tradicional encerramento estiveram presentes aproximadamente 2 mil pessoas.
A história do primeiro Rebanhão em Mauá tem ligação direta com a cidade de Lorena, no Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, quando Luiza Neves viaja para conhecer a experiência implementada pelo padre Jonas Abib (fundador da Canção Nova) e articula a realização do evento da RCC na cidade. A estreia aconteceu na Escola Walt Disney, na Vila Bocaina, quando 50 pessoas se reuniram para orarem e pregarem o amor por Cristo.

“Naquela época tivemos até a primeira graça do rebanhão. Não sabíamos o que era cura direito. A mulher estava separada do marido e pediu na oração para voltar com ele. Resgataram o casamento e ela ficou grávida logo em seguida”, recorda a experiente paroquiana que frequenta a Paróquia São Pedro Apóstolo.

*

RCC prega conversão e resgate da identidade em São Caetano

No município de São Caetano também teve início no sábado (02/03), o retiro espiritual com a participação de 300 pessoas de 20 grupos de oração com muita música, louvor e adoração no Teatro Santos Dumont, na Avenida Goiás, 1111, região central da cidade.
O coordenador da RCC na Região Pastoral – São Caetano do Sul, José Roberto Jr. informou que dois pontos altos do rebanhão aconteceram neste domingo (03/03) com a realização da Santa Missa, às 15h, e o show de Juninho Cassimiro, no encerramento às 18h.

“É uma convocação. Somos chamados a dar glórias e adorar a Deus. Estar nesse Carnaval para reconhecer quem Ele é. A alegria brota do nosso coração de quem conhece Deus. É incrível encontrar pessoas de várias faixas etárias aqui”, atesta Danilo Vasconcelos, 29 anos, que trouxe a família para o rebanhão e frequenta há cinco anos a RCC na Paróquia Sagrado Coração de Jesus.
“Todo ano pode ser difícil para eu estar aqui, mas reluto para viver a graça de Deus. Aqui se realiza graças. O tema ‘Deus me amou primeiro’ vem me tocando porque é uma frase muito simples, mas mostra a verdade do Senhor. Isso contribui diretamente na minha caminhada de fé”, comenta a jovem Viviane Ferreira, 20 anos, que frequenta há quatro anos a RCC na Paróquia São Francisco de Assis.

*

Avaliação da abertura

A presidente do Conselho Diocesano da RCC (Renovação Carismática Católica), Vilma Marcelino Silva, e o secretário-geral diocesano da RCC, Evandir, realizaram pregações em Diadema e São Caetano. Ambos analisaram positivamente a participação significativa do público e momentos de muita fraternidade na abertura dos Rebanhões de Carnaval.
“Encontramos as pessoas de corações abertos e sedentos desse amor de Deus, de ter esse encontro com o Senhor. E a Renovação Carismática Católica tem a missão de levar as pessoas ao encontro com Jesus, através do batismo no Espírito Santo, que traz uma transformação e uma mudança de vida”, preconiza Vilma.
“Deus nos dá esse presente e nós retribuímos, também, por essa graça de vivenciar o batismo no Espírito Santo, vivenciarmos esse louvor. O amor só acontece com a graça do Espírito Santo. Então, realmente é um grande elo entre nós. Deus propicia essa união fraterna”, proclama Evandir.

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 21/12/2024

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos