Diocese de Santo André

83ª Festa do Pilar ocorre entre os dias 27 de abril e 1º de maio em Ribeirão Pires

Realizada desde 1936, a Festa de Nossa Senhora do Pilar realiza a 83ª edição a partir do próximo sábado (27 de abril) e prossegue até a quarta-feira (1º de maio) da próxima semana, nas imediações da Capela Nossa Senhora do Pilar, localizada na Avenida Santa Clara, s/nº, no Bairro Pilar Velho, em Ribeirão Pires.

Neste ano, a programação especial contará com eventos religiosos, como missas, romaria, cavalgada e carreata; atrações culturais com shows de artistas como as duplas Maria Cecília e Rodolfo, Roger e Rogério, o grupo Os Originais do Samba, e a missionária e cantora Eliana Ribeiro; além de barracas com gastronomia típica. O evento é realizado pela Paróquia da Santa Luzia em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico.

A organização solicita que seja doado 1kg de alimento não-perecível ao Fundo Social de Ribeirão Pires.

*

Programação religiosa

O tríduo acontece entre os dias 28 e 30 de abril, sempre às 19h30, com destaque para a missa celebrada pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, na segunda-feira (29 de abril).

No domingo (28), a partir das 9h, acontece a tradicional cavalgada, que reúne cavaleiros e amazonas devotos da Mãe de Deus, com destino à escadaria da Capela do Pilar. O grupo partirá do Complexo Ayrton Senna, situado na Avenida Prefeito Valdírio Prisco, 193 – Jd. Itacolomy. Às 18h, o Jeep Clube de Ribeirão Pires promoverá carreata com a imagem de Nossa Senhora do Pilar, com saída da Vila do Doce – Rua Boa Vista, s/nº – Centro, e destino ao local dos festejos. A missa será celebrada a partir das 19h30, na Capela do Pilar.

A programação religiosa da Festa do Pilar se encerra na quarta-feira (1º de maio) com a reza do Santo Terço (8h); Ofício Cantado (9h); Missa na Capela (10h); Angelus (12h); Caminhada Mariana, com saída do portal de entrada da Avenida Santa Clara e destino à escadaria do Pilar (14h), Missa Solene (16h) e Show com Eliana Ribeiro (18h).

“A importância dos Festejos de Nossa Senhora do Pilar para além da tradição, é um ato de resgaste e preservação da história religiosa, bem como manifestação cultural regional que dá visibilidade turística à cidade, contribuindo para o projeto evangelizador ápice da festividade”, avalia o pároco da Igreja Santa Luzia de Ribeirão Pires, Pe. Clemilson Pereira Teodoro.

*

História

Construída em 1714, por escravos em taipa de pilão a pedido do Capitão-Mor Antônio Correia de Lemos, em devoção à Nossa Senhora do Pilar, tricentenária Capela foi tombada em 1975 pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).

O local é um dos mais belos pontos turísticos da Estância e recebe moradores e visitantes durante todo o ano. A edificação conserva-se praticamente inalterada após restaurações.

Compartilhe:

nomeacoes

Nomeações e provisões – 26/12/2025

Homilia Missa de Posse Pe. Vagner Franzini

Santíssima Virgem inicia nova etapa pastoral com a posse do Pe. Vagner Franzini

Servos da Misericórdia promovem manhã de Natal com Missa, cuidado e mesa partilhada na Praça do Carmo

“Vamos caminhar juntos”: Pe. Romeu inicia missão como administrador paroquial na São João Batista

Homilia da Missa de posse do Pe. João Aroldo Campanha

Pe. João Aroldo Campanha toma posse como pároco da Paróquia São José Operário

Paróquia Santa Teresinha acolhe Pe. Antônio Becker como novo pároco

Conselho Feminino Diocesano aprofunda o compromisso com a vida diante do avanço do feminicídio

JORNAL DO GRANDE ABC