Diocese de Santo André

83ª Festa do Pilar ocorre entre os dias 27 de abril e 1º de maio em Ribeirão Pires

Realizada desde 1936, a Festa de Nossa Senhora do Pilar realiza a 83ª edição a partir do próximo sábado (27 de abril) e prossegue até a quarta-feira (1º de maio) da próxima semana, nas imediações da Capela Nossa Senhora do Pilar, localizada na Avenida Santa Clara, s/nº, no Bairro Pilar Velho, em Ribeirão Pires.

Neste ano, a programação especial contará com eventos religiosos, como missas, romaria, cavalgada e carreata; atrações culturais com shows de artistas como as duplas Maria Cecília e Rodolfo, Roger e Rogério, o grupo Os Originais do Samba, e a missionária e cantora Eliana Ribeiro; além de barracas com gastronomia típica. O evento é realizado pela Paróquia da Santa Luzia em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico.

A organização solicita que seja doado 1kg de alimento não-perecível ao Fundo Social de Ribeirão Pires.

*

Programação religiosa

O tríduo acontece entre os dias 28 e 30 de abril, sempre às 19h30, com destaque para a missa celebrada pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, na segunda-feira (29 de abril).

No domingo (28), a partir das 9h, acontece a tradicional cavalgada, que reúne cavaleiros e amazonas devotos da Mãe de Deus, com destino à escadaria da Capela do Pilar. O grupo partirá do Complexo Ayrton Senna, situado na Avenida Prefeito Valdírio Prisco, 193 – Jd. Itacolomy. Às 18h, o Jeep Clube de Ribeirão Pires promoverá carreata com a imagem de Nossa Senhora do Pilar, com saída da Vila do Doce – Rua Boa Vista, s/nº – Centro, e destino ao local dos festejos. A missa será celebrada a partir das 19h30, na Capela do Pilar.

A programação religiosa da Festa do Pilar se encerra na quarta-feira (1º de maio) com a reza do Santo Terço (8h); Ofício Cantado (9h); Missa na Capela (10h); Angelus (12h); Caminhada Mariana, com saída do portal de entrada da Avenida Santa Clara e destino à escadaria do Pilar (14h), Missa Solene (16h) e Show com Eliana Ribeiro (18h).

“A importância dos Festejos de Nossa Senhora do Pilar para além da tradição, é um ato de resgaste e preservação da história religiosa, bem como manifestação cultural regional que dá visibilidade turística à cidade, contribuindo para o projeto evangelizador ápice da festividade”, avalia o pároco da Igreja Santa Luzia de Ribeirão Pires, Pe. Clemilson Pereira Teodoro.

*

História

Construída em 1714, por escravos em taipa de pilão a pedido do Capitão-Mor Antônio Correia de Lemos, em devoção à Nossa Senhora do Pilar, tricentenária Capela foi tombada em 1975 pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).

O local é um dos mais belos pontos turísticos da Estância e recebe moradores e visitantes durante todo o ano. A edificação conserva-se praticamente inalterada após restaurações.

Compartilhe:

nomeacoes

Nomeações, decretos e provisões – 14/08/2024

Diocese de Santo André celebra São Lourenço com missa especial na Paróquia São José Operário

Homilia da Festa de São Lourenço, Diácono e Mártir

Padre Flavio é empossado pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo

Semana Nacional da Família tem início com Hora Santa e reúne Setor Família na catedral diocesana

Liberdade Religiosa

Reunião do Clero aborda Jubileu Extraordinário

Diácono Carlos Foiani viveu a fé e seguiu Jesus em sua vocação

Nota de pesar de Dom Pedro, bispo diocesano, sobre o falecimento do Diác. Carlos Caviola Foiani

Nota de Pesar pelo falecimento do diácono Carlos Caviola Foiani