Diocese de Santo André

Dom Pedro recebe visita da madre geral das Irmãs Franciscanas de Cristo Rei

Na manhã desta quarta-feira (03/04), o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, recebeu a visita da madre geral das Irmãs Franciscanas de Cristo Rei, Edite Onghero, para um diálogo sobre os trabalhos sociais e de evangelização da congregação. Ela viajou da Itália ao Brasil para conhecê-lo e cumprir agenda canônica na Casa Provincial Fraternidade Maria Imaculada, situada em Rio Grande da Serra.

No encontro ocorrido na Cúria Diocesana de Santo André também esteve presente a provincial das irmãs franciscanas, Ivoni Lourdes Fritzen.

Dom Pedro expressou alegria com a ótima conversa, ao salientar o trabalho exemplar desenvolvido pelas irmãs desde 1973 na região, na promoção da cidadania na área social e educacional, principalmente, aos menos favorecidos.

A Casa Provincial no Grande ABC está localizada na Viela Santa Cruz, 82, na Vila Albano, em Rio Grande da Serra. Mais informações pelo telefone 4820-1536, pelo e-mail: institutoifcr@gmail.com e site: franciscanasdecristorei.com.br . A Casa do Noviciado também está sediada na cidade, na Rua Icatuaçú, n° 20, na Vila Conde.

*

Missão

As Irmãs Franciscanas de Cristo Rei consagram-se ao serviço de Deus e da Igreja na Obra da redenção para construir o Reino de Cristo no mundo. A missão consiste no testemunho de uma vida vivida na simplicidade e na alegria do coração, sendo o anúncio de Cristo, verbo de Deus, luz e salvação do mundo.

A exemplo de Cristo que escolheu os pobres e humildes, como primeiros destinatários do Reino, a Congregação quer responder a vocação fazendo obras no campo da educação, da evangelização e da caridade.

A congregação atua em diversas pastorais paroquiais; nas comunidades eclesiais, junto ao povo; nos projetos de saúde nos hospitais e pastoral da saúde; na educação infantil; na educação em escola pública; no serviço de animação da Vida Consagrada; na promoção junto aos menos favorecidos; nos conselhos municipais e fóruns de debate; na formação das lideranças; nos serviços sociais com adolescentes e idosos; e em assentamentos e fazendas.

*

História

A Congregação das Irmãs Franciscanas de Cristo Rei é uma ordem religiosa, que tem origem há mais de cinco séculos, mais precisamente em 1459, em Veneza, na Itália, quando as jovens franciscanas Maria Benedito Carinhano e Maria Angélica Canal instituíram a fraternidade de vida em comum das terceiras franciscanas de São Francisco da Vigna, concretizando o carisma numa vida simples, fraterna, de acolhida e de caridade.

Séculos mais tarde, Napoleão Bonaparte suprime o Instituto, em 1810. Mesmo com a dispersão, quarenta anos depois renasce o projeto que vigora até os dias atuais, por meio do Pe. José Zenarri e da Irmã Maria Cruxifixa Baroni, que retomam a proposta de vida iniciada, e em 1850 abrem o Noviciado. Em 1859, as Irmãs tem a aprovação do Patriarca de Veneza.

Apenas em 1928, a congregação assume o nome de Irmãs Franciscanas de Cristo Rei, desde então, estando presente no Brasil, no interior de São Paulo, em Santa Catarina, na Bahia e no Mato Grosso; além de países como Itália e Albânia, na Europa; Haiti, na América do Norte; e Guiné-Bissau, na África.

Compartilhe:

nomeacoes

Nomeações e provisões – 01/08/2025

Mais de 3 mil coroinhas e cerimoniários celebram a alegria de servir na FEI

Dez anos com Dom Pedro: uma década de presença, escuta e cuidado na Diocese de Santo André

COMO SER FELIZ?

Missionário do amor ao próximo, Pe. Enzo é lembrado por sua entrega e simplicidade

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Ascenzo Venditti, Padre Enzo

Catequistas encerram ciclo de espiritualidade com Dom Pedro: “Ser catequista é ser presença de Cristo”

Casa Mãe da Diocese celebra padroeira Nossa Senhora do Carmo

Destaques do 11º CONENC: fé, ancestralidade e compromisso com a justiça racial marcam encontro em Minas Gerais

GUERRA, PAI E PÃO NOSSO