Diocese de Santo André

Encontro valoriza Método Billings como forma natural de planejamento familiar

Valorizando o planejamento familiar como referência para uma gravidez planejada e saudável, o 1º Encontro Diocesano sobre o Método de Ovulação Billings reuniu no sábado (27/04), vários casais que vieram buscar conhecimento ou já reproduziram as técnicas do MOB. A atividade foi realizada no auditório Dom Jorge Marcos de Oliveira do Edifício Santo André Apóstolo (Cúria Diocesana), no centro de Santo André.

Após o café da manhã e as boas-vindas com animação musical do coordenador diocesano da Pastoral da Educação, Renan Evangelista de Sousa, os participantes se reuniram para a oração inicial, num momento de meditação como preparação para acompanhar duas palestras durante o período matutino. Na parte da tarde, mais uma exposição teórica acompanhada de testemunhos, além de simultaneamente ocorrer a formação para instrutores.
*

Objetivo do Método

Antes das exposições, a presidente da Cenplafam (Confederação Nacional de Planejamento Natural da Família), Dra.Maristela Zoboli Pezzucchi, apresentou um breve relato sobre a importância do método para um planejamento familiar com segurança e eficácia: “O objetivo é explicar como funciona o método e como os esposos podem dar os primeiros passos para fazer o uso do método, que consiste na observação dos sinais de fertilidade ou infertilidade do organismo, considerando as características biológicas individuais de cada mulher. Por isso, o método Billings anda lado a lado com o conhecimento do próprio corpo”, explica a especialista na área da saúde, que também ofereceu aprofundamento para instrutores formados durante a tarde de sábado e a manhã de domingo (28/04).
*

Teologia do Corpo

Na explicação sobre a ‘Teologia do Corpo e Amor Conjugal’, o casal Aline e Francisco se baseou no título que São João Paulo II deu ao primeiro grande projeto de ensino do seu pontificado (1978-2005), ao escrever 129 catequeses todas as quartas-feiras, entre setembro de 1979 a novembro de 1984: “O corpo, só ele torna visível o que é invisível: o espiritual e o divino. Ele foi criado para trazer a realidade visível do mundo, o mistério escondido de Deus”, diz um dos textos do Papa, sobre a capacidade do corpo expressar o amor.
Ainda segundo o casal, o catecismo ajuda a explicitar as finalidades do matrimônio, que seriam a união, ou seja, o dom do amor mútuo, e a procriação, que responde pelo dom da fecundidade, fruto e complemento da união. “O amor conjugal tende a ser naturalmente fecundo. Todo o ato matrimonial deve, por si, estar aberto à transmissão da vida”, endossa Aline e Francisco. Ainda durante a manhã, o casal Michele e Wellington prosseguiram a exposição do tema.
*

Encontro produtivo
No período da tarde, o casal Carol e César apresentaram um pouco da história do MOB e abordaram os métodos naturais para uma gravidez planejada, acompanhados de testemunhos sobre o método eficaz para regulação da fertilidade: “Foi um encontro muito produtivo. Esperamos que cada casal colha frutos dessas palestras e divulgue o método em suas paróquias”, avalia Ana Paula, uma das organizadoras da iniciativa inédita na Diocese de Santo André. Representantes da Pastoral Familiar também apoiaram as atividades. O local também abrigou espaço kids, cantina, livraria e venda de camisetas.
*

Experiência exitosa

Participante da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Luzita, em Santo André, o casal Valter Aparecido dos Santos, 43 anos, e Leusa Bispo Carola, 38 anos, conheceram o método antes do casamento, que ocorreu em junho de 2011. Para ambos, a experiência contribuiu para a harmonia conjugal e um planejamento familiar sólido. As filhas Rafaela, 6 anos, e Emanuela, 4 anos, são frutos do método de ovulação Billings. “Estávamos noivos e conhecemos o Cenpaflam, em São Paulo. Fomos orientados dentro deste método e gostamos diante da nossa realidade de vida. A partir dali foi um novo para nós. Interessante que queríamos engravidar e não conseguíamos. Daí foi orientado a tomarmos algumas ervas e elementos naturais, e dentro de poucos meses engravidamos”, relembra o autônomo. “O primeiro impacto que tive com o método Billings foi exatamente ver algo novo que podia se entrosar com nosso casamento. Teríamos uma maior unidade e diálogo. Conhecer melhor o outro. Então, a grande conquista que tivemos foi melhorar cada vez mais o relacionamento”, salienta a professora.
Valter e Leusa também são membros missionários da Comunidade Fanuel, localizada no Clube de Campo, na cidade andreense.

*
Sobre o MOB

O MOB (Método de Ovulação Billings) é um método que não altera o processo natural da fisiologia humana, não oferece riscos, podendo ser interrompido a qualquer momento; ajuda a mulher em qualquer fase de seu ciclo e evita a medicação anticoncepcional e seus efeitos colaterais. O autoconhecimento adquirido pela aprendizagem do MOB, torna-­se uma ferramenta valiosa para o alcance de um sistema reprodutor saudável.

Confira as fotos aqui

Compartilhe:

Dom Pedro envia mensagem sobre participação no Sínodo dos Bispos

IAM: com a força do Espírito, testemunhas de Cristo!

Assembleia Eclesial do Regional Sul 1: Reflexões Pastorais e Desafios Atuais

Mês da Bíblia é marcado pelo Festival Bíblico-Catequético nas dez foranias da Diocese de Santo André

nomeacoes

Provisões – 25/09/2024

Encontro Diocesano de Professores reflete sobre missão e acolhida no contexto educacional

Diocese de Santo André encerra a peregrinação das relíquias de São Vicente de Paulo na catedral diocesana

Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado discute ações pastorais e prepara o 9º Plano Diocesano de Pastoral

nomeacoes

Nomeações e Decretos – 22/09/2024

Retiro anual do clero reflete: “O Padre: Discípulo de Cristo”