Diocese de Santo André

Patrimônio histórico, Capela Santa Filomena recebe missa de Dom Pedro

O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, celebrou na tarde de quinta-feira (04/04) missa num patrimônio histórico de São Bernardo, a Capela Santa Filomena, localizada na Rua Marechal Deodoro, na região central da cidade do Grande ABC.

É a primeira vez que o bispo diocesano visita e preside uma celebração no espaço administrado pela Basílica Menor – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.

Pároco da Igreja Matriz da cidade, padre Alejandro Cifuentes Flores apresentou o local ao bispo e indicou os projetos pastorais para este espaço de oração e sinal da presença da Igreja em meio ao movimentado centro comercial deste pedaço de São Bernardo do Campo.

Dom Pedro, por sua vez, agradeceu a acolhida, abençoou a capela e pediu que Santa Filomena interceda a Deus pelas intenções de cada pessoa presente na celebração.

*

História da Capela

A chegada dos primeiros imigrantes italianos a São Bernardo impulsionou a construção da Capela dedicada a Santa Filomena, uma vez que a padroeira da juventude e protetora dos inocentes era muito cultuada na Itália.

Foi originalmente construída em pau a pique por particulares no ano 1881, na antiga Estrada Geral de Santos, hoje o principal corredor comercial são-bernardense, a Rua Marechal Deodoro, no número 637.

No ano de 1903, a Capela é doada pela família italiana Pedroso de Oliveira ao Apostolado da Oração da Igreja Matriz. Passou por reformas na década de 1950, porém, conservando a estética original na fachada colonial e recebendo novo piso, além de uma parte do altar de São José da Igreja Matriz. No início de 1980 aconteceu mais uma restauração, dessa vez com a implantação de pedras em suas paredes externas, bem como reparos no telhado e pintura.

Em 1987 foi tombada como patrimônio histórico e cultural da cidade. Após incêndio ocorrido em agosto de 1999, a prefeitura restaurou a capela, sendo reaberta ao público em maio de 2000. É um local de visitação para orações, missas e também ponto turístico.

 

 

Compartilhe:

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”