Retiro para Dependentes Químicos e Alcoolistas ocorre entre 5 e 7 de abril

Com o objetivo de contribuir na evangelização, conscientização e resgate da dignidade das pessoas, o XII Retiro Para Dependentes Químicos e Alcoolistas acontece entre os dias 5 e 7 de abril (sexta a domingo), em Santo André.

A concentração e saída para o encontro ocorre às  19h30 da próxima sexta (05/04), na Associação São Francisco de Assis, localizada na Alameda João Galego, 263 – Bairro Santa Maria, em São Caetano.

De lá seguirão para a Casa do Cursilho, na Rua Cáucaso, 805 – Parque Novo Oratório, na cidade andreense, onde acontecerão as atividades. O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, celebrará a missa de encerramento às 15h do domingo (07/04).

O público alvo do retiro é a pessoa em situação de rua e vulnerabilidade social, que muitas vezes não consegue se livrar dos vícios do álcool e das drogas. Também podem participar pessoas que estão afastadas da igreja e precisam de um reforço para retomar a caminhada.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas diretamente com um dos organizadores do retiro, Cristiano Simões, pelo Telefone/WhatsApp: 99915-5598.

“Vamos ter pregação, oração do perdão, momentos de cura e libertação, falar de família, ou seja, fazer aquilo que a Santa Igreja faz. Evangelizar e buscar a conversão do próximo. Com esse encontro queremos tocar o coração de cada um. Muitos deixaram famílias e filhos para trás e precisam se reencontrar consigo mesmo e com Deus. Esse retiro é um dos caminhos”, adianta Cristiano.

A iniciativa também é solidária, uma vez que arrecada alimentos, roupas, produtos de limpeza e de higiene para os irmãos mais necessitados da sociedade.

As doações podem ser entregues nas paróquias São Francisco de Assis (Rua São Francisco de Assis, 84 – Santa Maria) e Nossa Senhora da Prosperidade (Praça da Riqueza, 11), ambas em São Caetano. Mais informações com Juliana (98909-0212) e Letícia (99560-5421).

Testemunho

Um dos idealizadores da ideia de criar o retiro, Cristiano relembra que certo dia do ano de 2007 estava ao lado do amigo Gerson, na Igreja São Francisco de Assis, em São Caetano, e pensaram numa ação para atrair irmãos que estavam na dependência química ou mesmo no alcoolismo.

“Começamos a percorrer as ruas para dialogar com os irmãos que estavam alojados nos viadutos e em pequenas favelas. E o retorno era positivo. Eles queriam ajuda e participar da igreja. Daí criamos o retiro. Muitas pessoas através dessa ação conseguiram se livrar das drogas”, recorda.

Antes da iniciativa, Cristiano conta seu testemunho de vida.

“Cheguei na igreja e fiquei internado numa comunidade da Divina Providência, que era da Paróquia São Francisco de Assis. Saí de lá e faz 14 anos que consegui me livrar das drogas. Casei, constituí família e hoje faço parte da Igreja”, revela Cristiano, como exemplo de perseverança para as pessoas adquirirem força de vontade e se livrar dos vícios.