Por Igreja em Saída, Padre Nelson toma posse na Paróquia N. Sra da Salete

“Quero conversar com o povo, conhecer as pessoas, ir na feira e rezar a missa todos os dias”. Sintonizado com as demandas da sociedade, padre Nelson Rosselli Filho tomou posse na manhã de domingo (05/05), como pároco da Paróquia Nossa Senhora da Salete, na Vila Helena, em Santo André. Com 27 anos de sacerdócio, Pe. Nelson também é coordenador da Região Pastoral Santo André – Leste, que conta com onze paróquias e várias comunidades.

Com a presença de aproximadamente 550 pessoas, o vigário episcopal para Pastoral, Pe. Joel Nery, presidiu a missa, acompanhado do Pe. José Aparecido Cassiano, que assumirá no domingo (12/05), às 18h, a administração da Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Vila Humaitá, na cidade andreense.

“Precisamos ir onde o povo está. Então não podemos ficar apenas dentro da igreja, mas estarmos nas ruas para conhecer a realidade local”, conta Pe. Nelson, para em seguida reforçar que pretende seguir a linha da ‘Igreja em Saída’ defendida pelo Papa Francisco.

“Como fazia nos bairros das comunidades da Paróquia São Jorge, juntamente com os ministros da eucaristia, aqui também quero visitar as casas e rezar pelos doentes. Tem muitas pessoas que estão depressivas e desiludidas que não participam ou não tem condições de comparecer à igreja. Devemos ir até elas”, reflete Pe. Nelson, ao lado das irmãs Maria Inês e Márcia, que prestigiaram a solenidade.

Agradecimentos

Por sua vez, Pe Cassiano agradeceu os paroquianos pelos três anos de convivência e pediu que a comunidade abrace Pe. Nelson neste trabalho de continuidade de evangelização e obras concretas do Reino de Deus, na igreja localizada na Vila Helena, que já acumula mais de 50 anos de histórias.

“Acolham o novo pároco, que a partir de então começa a fazer a história com o povo desta paróquia. Uma história que já vem de longe, há mais de 50 anos. Tive a graça de contribuir e participar desta história por três anos. Levarei sempre comigo esse aprendizado e os amigos que aqui fiz. E agora, tenho certeza que o Pe. Nelson continuará essa história de forma brilhante, a conduzir o povo de Deus em direção ao Reino”, sintetiza.

Rito da posse

Após a leitura da provisão de posse, Pe. Nelson fez a profissão de fé. Em seguida, o sacerdote recebeu o livro litúrgico dos Evangelhos, proferiu a renovação das promessas sacerdotais e foram entregues a ele, objetos como as chaves da igreja e do sacrário, a jarra com água batismal e a estola roxa. Após o juramento de fidelidade e assinatura dos documentos, Pe. Nelson foi empossado oficialmente.

“Que cada um de nós sejamos capazes de quando a noite estiver escura, quando a pescaria não der frutos, lembrarmos que o Ressuscitado nos fortaleça presente no meio de nós. Que o ministério sacerdotal do Pe. Nelson seja frutífero aqui e que a vida desta comunidade produza os frutos nas casas, nas famílias, no trabalho, nos estudos, e que sempre se cumpra essa missão na vida das pessoas a quem Deus confia”, analisa Pe. Joel Nery.

Acolhida e união entre pastorais

Representantes de pastorais e movimentos da igreja lotaram a Paróquia Nossa Senhora da Salete para recepcionar o novo pastor. Para o casal de ministros da eucaristia, Otacílio José Romão, 60 anos, e Maria Adeilda Alves Romão, 56 anos, a comunidade estará unida com Pe. Nelson para reforçar a evangelização e atuar por melhorias na infraestrutura da igreja.

“O Pe. Cassiano deixa muitos amigos aqui. Foram três anos de muito trabalho. Mas sabemos que ele tem uma missão pela frente e desejamos tudo de bom.  Esperamos que a chegada do Pe. Nelson represente a continuidade desse trabalho. Já encontrou uma família acolhedora aqui”, comenta o aposentado.

“A prioridade no momento seria a reforma. A construção do novo telhado da igreja. Além de dialogar com as pastorais para entender a realidade de cada uma e promover harmonia entre os grupos”, pensa a costureira.

“As primeiras impressões foram boas. Ele comenta bem, tem um certo carisma com o povo. Aparentemente vai dar tudo certo”, projeta o estudante Uelton de Lima Bezerra, 17 anos, que integra o ministério de música.

Para a aposentada Maria José da Silva, 63 anos, a união entre leigos, pastorais e movimentos seria a prioridade no momento. “Trabalhar em cima do diálogo e sempre buscando o consenso. Incentivar a participação. Conheço-o desde 1992, quando fiz curso na Casa do Cursilho. Quero que o Pe. Nelson seja um bom pastor para nós”, pondera a catequista, que completará 39 anos de atuação na paróquia, no final de 2019.

Sobre o novo pároco

Natural de Uchoa, interior do estado de São Paulo, Pe.Nelson Rosselli Filho foi ordenado sacerdote no dia 23 de fevereiro de 1992. Atuou nas paróquias da Região Santo André – Leste, como Santa Maria Goretti e São Camilo de Léllis; como pároco na Igreja Matriz de Mauá – Imaculada Conceição; na CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) foi secretário do Regional Sul 1 – São Paulo durante oito anos, e depois assessor das Campanhas da Fraternidade e da Evangelização, em Brasília. Estava na Paróquia São Jorge há pouco mais de dois anos.

Fotos de Cilmara Souza