Diocese de Santo André

Encontro anual de Dom Pedro com jovens padres fortalece unidade do clero

Desde que chegou ao Grande ABC, no ano de 2015, o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, realiza uma vez por ano, um encontro com os jovens padres, a fim de dialogar fraternalmente com os sacerdotes sobre vários assuntos, reforçando o compromisso de fidelidade a Cristo e da evangelização do povo de Deus. Em 2019, a reunião aconteceu na manhã de terça-feira (04/06), com a presença de cerca de 20 padres com até oito anos de sacerdócio, na residência episcopal, em Santo André.
Durante a conversa foram abordados temas do cotidiano, sobre os desafios da evangelização na atual sociedade e depoimentos da caminhada de cada presbítero.

Padre mais jovem da diocese, Guilherme Franco Octaviano foi ordenado em fevereiro deste ano e participou dessa reunião pela primeira vez. “Este encontro foi muito bom! Mostra o olhar do bispo e sua preocupação com os padres novos. Isso é fundamental para o exercício saudável do ministério e para a convivência entre os presbíteros”, comenta.
“O já tradicional encontro teve como tema este ano a reflexão sobre as gerações na sociedade e como lidar com as pessoas. A partir deste tema muitos padres expuseram suas alegrias e dificuldades como partilha fraterna”, revela o Pe. Hamilton Gomes Nascimento, que atuava como pároco da São Felipe Apóstolo, em Mauá, e assumirá em breve a Paróquia Cristo Rei, em Diadema

Para o padre José Aparecido, participar do encontro foi uma experiência nova e bonita, já que foi ordenado sacerdote em agosto do ano passado. “A conversa entre amigos do presbitério com nosso bispo foi muito boa, onde o pastor mencionou pontos importantes para nós, como o momento de oração, de caminharmos juntos, mas também colocamos os desafios de nossas paróquias e de nossa diocese para crescermos na evangelização”, frisa.

O coordenador da Pastoral Presbiteral, Pe. Cícero Soares da Silva Neto, acrescenta que o encontro do bispo com os jovens padres é um momento de fortalecimento da unidade. “É caminharmos juntos, dialogando sobre um tema e vivenciando momento de conversa até descontraída, mostrando a unidade do clero e troca de experiências do conjunto dos presbíteros. Enfim, é um momento de rezarmos juntos, fortalecendo a espiritualidade”, relata o padre, que também é pároco da Nossa Senhora de Guadalupe, em Santo André.

Compartilhe:

Chamados a dizer “sim”: os lemas que revelam a caminhada dos futuros presbíteros

Compadecer-se, cuidar e caminhar juntos marcam a posse de Padre Cauê Ribeiro Fogaça

Padre Giuseppe Pisoni: memória, fé e os primeiros passos rumo à causa de beatificação

“Venho com o coração aberto para caminhar com vocês”, afirma Padre Cícero ao assumir a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe

Padre Adriano Pereira assume como administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Rosário

QUERES PAZ? PREPARE A PAZ!

Missa acolhe novos propedeutas na Catedral Nossa Senhora do Carmo

Sob o olhar de Maria, Diocese inicia o ano recordando: “Temos Jesus em nós”

“Cristo é a nossa paz”, recorda o bispo na Missa de encerramento do ano