Diocese de Santo André

Missas regionais e confecção dos tapetes reforçam tradição de Corpus Christi

As celebrações de Corpus Christi acontecem na próxima quinta-feira (20/06), em todas as 105 paróquias da Diocese de Santo André. Em algumas regiões ocorrem as procissões e missas regionais que reúnem todas as igrejas de determinada cidade, como São Caetano, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, além de Santo André, que reúne paróquias da Região Centro. Por outro lado, nos municípios de São Bernardo, Mauá e Diadema, todas as paróquias realizarão as solenidades em suas próprias localidades.

Missas regionais

Na Região Santo André – Centro, a celebração de Corpus Christi ocorrerá como nos últimos anos, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, com concentração a partir das 8h, acolhendo as paróquias que chegarão de procissão dos seus respectivos bairros. A missa será presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, às 10h.

Em Ribeirão Pires, as paróquias da cidade estarão juntas para participar da celebração no Centro Cultural Ayrton Senna, às 9h. Em Rio Grande da Serra, a missa acontecerá às 15h, na Igreja Matriz – Paróquia São Sebastião. Já em São Caetano, a celebração ocorrerá no período da tarde, às 16h, na Igreja Matriz – Paróquia Sagrada Família, no Centro da cidade.

Tradição dos tapetes

No entanto, a data já é vivenciada na véspera, num dos momentos mais aguardados que antecedem a Festa que celebra o Corpo e Sangue de Cristo, sendo uma tradição que perdura por várias décadas: o trabalho artesanal de confeccionar tapetes de Corpus Christi. Horas antes da celebração, normalmente entre a noite de quarta e a madrugada de quinta, voluntários de diversas paróquias se mobilizam para montar esse cenário artístico, belo e evangelizador que gera expectativa e reações emocionadas do público.

Não há tamanho, formato ou medidas exatas. Cada igreja se utiliza da criatividade, de acordo com os materiais arrecadados. A maioria das paróquias cria o trabalho a partir de doações de serragem, restos de alimentos (cascas de ovos, borras secas de café, farinha de trigo), tampinhas de garrafa, pó de giz, tecidos e cobertores.

Muitas igrejas confeccionam enormes tapetes, como é o caso da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, a Aparecidinha, no Parque Novo Oratório, em Santo André, cuja medida deve ultrapassar os 500 metros, já que o percurso se estende pelas ruas Madagascar, Tanger, Angola e Nigéria. Em Ribeirão Pires, segundo informações da Paróquia Sant’Anna, no Bairro Santana, as medidas dos tapetes atingem 700 m², com a colaboração de 200 pessoas, nas ruas ao lado da igreja.

Em São Bernardo, o tapete na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no Jardim das Orquídeas, atinge quase 200 metros. Na Igreja Matriz de Rio Grande da Serra – Paróquia São Sebastião, o tamanho chega a 150 metros, nos lados interno e externo da igreja. Já a Igreja Matriz de Diadema – Paróquia Imaculada Conceição organiza a montagem dos tapetes, na Rua Manoel de Nóbrega, ao lado da igreja.

Outras fazem no corredor do templo, como na Paróquia São João Batista, no Bairro Santa Paula, em São Caetano do Sul. Já no Jardim Paranavaí, em Mauá, na Paróquia São Luiz Gonzaga que comemora seu padroeiro na próxima sexta (21/06), o tapete chega a  ter 32 metros.

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 21/12/2024

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos