Diocese de Santo André

Diocese comemora Dia de Nossa Senhora do Carmo nesta terça (16)

Celebrada pela 1ª vez no final do século XIV, na Inglaterra, a festa litúrgica de Nossa Senhora do Carmo acontece todo dia 16 de julho e a Diocese de Santo André comemora a padroeira da Igreja Mãe com missa e procissão nesta terça-feira (16/07), às 19h, na Catedral N. Sra. do Carmo. O bispo Dom Pedro presidirá a celebração e abençoará os escapulários que serão entregues aos fiéis.

Mais cinco celebrações acontecem durante o dia: 7h, 9h30, 12h e 15h, 17h, todas com a benção e imposição do escapulário. Barracas com o bolo da padroeira, salgados, doces e bebidas estarão à disposição dos fiéis e devotos na Praça do Carmo. Iniciada em 7 de julho, a novena se encerra nesta segunda (15/07), às 15h, na missa com benção dos idosos e saúde, na Catedral.

Desde o século XV, a devoção a Nossa Senhora do Carmo está centrada em seu escapulário – simbolizando fé e proteção -, que segundo a tradição, no século XIII, um frade carmelita inglês Simão Stock recebeu um escapulário de Maria, que apareceu numa visão.

E a história da Catedral tem suas raízes em 1912, quando a colônia italiana revela o desejo de erguer um templo em honra de Nossa Senhora do Carmo. Um terreno foi doado e a pedra fundamental lançada em 29 de junho de 1919. Em 22 de agosto de 1958 foi feita a Consagração a Deus (Dedicação) da Igreja Catedral, lugar sagrado para o culto divino e celebração dos sacramentos.

Compartilhe:

Jubileu Ordinário 2025: Um Ano para Peregrinar na Esperança

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/02/2025

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025