Diocese comemora Dia de Nossa Senhora do Carmo nesta terça (16)

Celebrada pela 1ª vez no final do século XIV, na Inglaterra, a festa litúrgica de Nossa Senhora do Carmo acontece todo dia 16 de julho e a Diocese de Santo André comemora a padroeira da Igreja Mãe com missa e procissão nesta terça-feira (16/07), às 19h, na Catedral N. Sra. do Carmo. O bispo Dom Pedro presidirá a celebração e abençoará os escapulários que serão entregues aos fiéis.

Mais cinco celebrações acontecem durante o dia: 7h, 9h30, 12h e 15h, 17h, todas com a benção e imposição do escapulário. Barracas com o bolo da padroeira, salgados, doces e bebidas estarão à disposição dos fiéis e devotos na Praça do Carmo. Iniciada em 7 de julho, a novena se encerra nesta segunda (15/07), às 15h, na missa com benção dos idosos e saúde, na Catedral.

Desde o século XV, a devoção a Nossa Senhora do Carmo está centrada em seu escapulário – simbolizando fé e proteção -, que segundo a tradição, no século XIII, um frade carmelita inglês Simão Stock recebeu um escapulário de Maria, que apareceu numa visão.

E a história da Catedral tem suas raízes em 1912, quando a colônia italiana revela o desejo de erguer um templo em honra de Nossa Senhora do Carmo. Um terreno foi doado e a pedra fundamental lançada em 29 de junho de 1919. Em 22 de agosto de 1958 foi feita a Consagração a Deus (Dedicação) da Igreja Catedral, lugar sagrado para o culto divino e celebração dos sacramentos.