Diocese de Santo André

Equipes de Nossa Senhora realizam Mutirão “Regra de Vida” neste domingo (7)

Movimento leigo de espiritualidade conjugal católico reúne regiões das cidades de Santo André, Mauá e Ribeirão Pires para missa na Catedral e encontro na Cúria

O movimento das Equipes de Nossa Senhora da Diocese de Santo André promove no próximo domingo (07/07), mais uma edição do Mutirão “Regra de Vida”. A atividade começa com a Santa Missa, às 8h, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, e prossegue durante toda a manhã, no auditório da Cúria, na Praça do Carmo, 36, na cidade andreense.

O Setor Santo André B, que compreende regiões do próprio município, de Mauá e Ribeirão Pires, será o responsável pela realização do encontro.

O casal coordenador diocesano das Equipes de Nossa Senhora, Glaucia e Marcelo Bianchi revelam que, na caminhada da fé, e para auxiliar a formação cristã, o Movimento oferece aos equipistas diversos instrumentos, entre os quais se acha o “Mutirão”, isto é, a atividade que objetiva, especificamente, desenvolver o conhecimento mais profundo e sistematizado das ENS, de suas origens, de seu carisma e de sua pedagogia.

“Nas ENS, o “Mutirão” se realiza em clima de festa, com alegria e descontração, sem prejuízo da eficiência do trabalho comum e comunitário que ali se faz, em proveito, não de um só, mas de cada um dos equipistas que dele participa”, explica o casal.

O Mutirão é uma reflexão mais ampla sobre a vida de equipe. Poderão ser apresentados outros assuntos de interesse do movimento que o Casal Responsável de Setor entenda ser necessário naquele momento. Os mutirões devem ser realizados periodicamente entre os setores, como forma de atualizar e aprimorar a formação dos casais equipistas.

*

Atuação

Atualmente, o movimento de casais que buscam no sacramento do matrimônio um ideal de vivência cristã contabiliza 13,6 mil equipes de base, 69 mil casais e 10 mil sacerdotes ou conselheiros espirituais presentes em 90 países dos cinco continentes. Somente no território diocesano, as Equipes de Nossa Senhora registram a atuação de 241 casais e 38 conselheiros espirituais.

*

Sobre o movimento

Criado por Padre Henri Caffarel em 1939 na França, as Equipes de Nossa Senhora é um movimento de espiritualidade conjugal católico, leigo, constituído por casais que buscam no Sacramento do Matrimônio um ideal de vivência cristã.

As equipes de Nossa Senhora têm por objetivo: ajudar os casais cristãos a descobrirem e a viverem todas as dimensões do Sacramento do Matrimônio, em fidelidade aos ensinamentos da Igreja, como movimento de formação e de realimentação espiritual.

As Equipes de Nossa Senhora ajudam os seus membros a progredirem no amor de Deus e no amor ao próximo; fazem apelo ao auxilio mútuo fraternal, para que eles possam assumir pessoalmente e em casal, as condições concretas de sua vida conjugal, familiar, profissional e social segundo a vontade de Deus, estimulam-os a tomarem consciência de sua missão evangelizadora na Igreja e no mundo, pelo testemunho de seu amor conjugal e por outras formas de ação que queiram acolher.

É um Movimento cristocêntrico que se coloca sob a proteção de Nossa Senhora, porque Maria leva a Cristo, é o exemplo perfeito do SIM ao apelo de Deus.

Tem como metodologia para orientar e manter a caminhada realizar os PCE’s (pontos concretos de esforço): Prática de oração pessoal e conjugal; Escuta diária da Palavra de Deus; Dever de sentar-se (diálogo conjugal mensal); Regra de vida que nos faça progredir; Retiro espiritual anual em casal.

As equipes são compostas por 5 a 7 casais com a presença de um padre, conselheiro espiritual, que mensalmente estão juntos para oração, reflexão, partilha, ajuda mútua e estudo de temas específicos.

Compartilhe:

nomeacoes

Nomeações e provisões – 26/12/2025

Homilia Missa de Posse Pe. Vagner Franzini

Santíssima Virgem inicia nova etapa pastoral com a posse do Pe. Vagner Franzini

Servos da Misericórdia promovem manhã de Natal com Missa, cuidado e mesa partilhada na Praça do Carmo

“Vamos caminhar juntos”: Pe. Romeu inicia missão como administrador paroquial na São João Batista

Homilia da Missa de posse do Pe. João Aroldo Campanha

Pe. João Aroldo Campanha toma posse como pároco da Paróquia São José Operário

Paróquia Santa Teresinha acolhe Pe. Antônio Becker como novo pároco

Conselho Feminino Diocesano aprofunda o compromisso com a vida diante do avanço do feminicídio

JORNAL DO GRANDE ABC