Diocese de Santo André

A importância do padre para nós

Desde 1929, o Dia do Padre é celebrado oficialmente em 4 de agosto. Portanto, essa é a 90ª comemoração da data, sendo originária da Festa de São João Maria Vianney, uma vez que Papa Pio XI o proclamou “homem extraordinário e todo apostólico, padroeiro celeste de todos os párocos de Roma e do mundo católico”.

Também conhecido como Cura D’Ars, São João Maria Vianney foi um exemplo de santidade, dedicação e perseverança na construção do caminho da salvação. É uma inspiração para muitos sacerdotes. E os sacerdotes também inspiram muitas pessoas no caminho da evangelização e de uma sociedade com mais amor e solidariedade.

A pergunta é simples e objetiva: Qual a importância do padre para nós?

E a assistente social Rosiléia de Moura Lima tem uma história interessante e religiosa dentro da família. Três cunhados são sacerdotes: Frei Gabriel, padres Anchieta e Aureliano.

“A principal (importância do padre), pra mim, é ser a pessoa apta a celebrar a Santa Eucaristia, nos aproximando do maior mistério da nossa fé. E ser o dirigente espiritual da comunidade, das pastorais. Conduzir o rebanho e não deixar ele desgarrar”, sintetiza.

O cirurgião-dentista Silvio Giovaninni entende que a questão é ampla, mas acredita que o presbítero deve ser um elo entre Cristo e os fiéis para a unidade na igreja.

“De forma sucinta, acho que a importância do padre é levar Jesus aos homens e guiá-los em comunidade, através da unidade da Igreja. Isto preserva em nossa sociedade, valores como fé, caridade, amor e família”, acredita.

Já a auditora de qualidade aposentada, Sônia Regina Martimiano Baptista, considera que o padre é muito importante, pois é ungido e escolhido para a missão.

“Sua vocação é graça, apesar das fraquezas humanas que o possam alcançar. Jesus nos propõe: sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai Celeste” (Mt 5, 48). E pela força do sacramento da Ordem, eles são instrumentos vivos do sacerdócio de Cristo. Sem o padre, jamais conseguiríamos nos organizar e crescer espiritualmente”, analisa.

“Por isso devemos rezar sempre pelo sacerdote, para que o Espírito santo os conduza e fortaleça para esta árdua missão”, complementa.

Por outro lado, a secretária Antônia Marisa Prieto ressalta que a comunidade cresce tendo no padre um ser santificado, uma pessoa ungida pelo Espírito Santo, que devemos respeitar como um pai biológico.

“Quando adultos temos nele, um confessor, um amigo, a pessoa que vai nos colocar no caminho da verdade e da paz. Aprendemos com ele a sermos cristãos, amar o outro e a nós mesmos, com suas homilias, conselhos e seus exemplos de irmandade”, sintetiza.

“Muitos passam pela nossa vida, mas sempre temos aquele que nos identificamos mais e nos tornamos irmãos na fé”, frisa.

Na opinião do dono da Livraria Nossa Senhora de Fátima, Rômulo de Sousa Monteiro, o padre não é um ser humano comum ou dispensável, pois sem suas mãos sacerdotais não teríamos o perdão dos pecados.

“E a presença de Cristo vivo nas hóstias consagradas pelo padre a cada Santa Missa, missão dada por Jesus onde apenas eles, filhos prediletos de Nossa Senhora podem cumprir por essa vocação maravilhosa”, comenta.

A assistente administrativo Viviane Aparecida da Silva entende que o padre também é acima de tudo, um grande amigo.

“Para mim tem muita importância, pois além de tê-los como amigos pessoais, os tenho como vocação a vida de leiga e agente de pastoral, como apoio e contribuição na caminhada e carisma vivido”, revela.

Portanto, podemos concluir que os padres são muito importantes como pais para as comunidades, anunciadores do evangelho, resgatadores de ovelhas e amigos para todas as horas.

Compartilhe:

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”

O trabalho invisível que revela o rosto de Cristo no irmão: a missão da Pastoral do Povo de Rua

Fiéis lotam Matriz Rosa para celebrar o padroeiro diocesano

Assembleia Diocesana de Catequese traça diretrizes o ano de 2025

Ordenação Diaconal: Seis Novos Servos para a Igreja