Diocese de Santo André

25ª edição do Grito dos Excluídos reforça vida e acolhida

Mais de 200 cidades receberam iniciativas em todas as cinco regiões do país

A 25ª edição do Grito dos Excluídos de 2019 contabilizou a realização de ações em mais em 200 localidades espalhadas pelo Brasil por ocasião deste 7 de Setembro. Seis cidades registraram atos já no dia 6 de setembro, como é o caso de Manaus no qual cerca de 3 mil pessoas caminharam até a Ponto do Rio Negro, local simbólico para aqueles que defendem a vida dos povos da floresta. Dom Sérgio Castriani, arcebispo de Manaus caminhou ao lado de crianças, religiosos, mulheres, migrantes e jovens até a ponte.

Na capital pernambucana, o arcebispo de Olinda e Recife (PE), dom Antônio Fernando Saburido, e seu bispo auxiliar e referencial para a Comissão para a Ação Sociotransformadora do Regional Nordeste 2 da CNBB, dom Limacêdo Antonio, foram à concentração do ato na praça do Derby, na abertura do ato.

No Santuário de Aparecida (SP), o já tradicional ato começou às margens do rio onde a imagem da padroeira do Brasil foi encontrada em 1717, no Porto de Itaguaçu. Cerca de 130 mil pessoas participaram do ato. Ali, há 25 anos, iniciava o Grito dos Excluídos, realizado sempre em conjunto com a Romaria dos Trabalhadores, em sua 32ª edição. Na capital paulista, a caminhada reuniu centenas de pessoas na Avenida Paulista em direção ao Obelisco, próximo ao Parque do Ibirapuera.

O lema do grito foi “Este sistema não Vale! Lutamos por justiça, direitos e liberdade”. A Romaria reforçou a relação de Nossa Senhora com os trabalhadores, com o tema “Mãe Aparecida, a classe trabalhadora clama por justiça e direitos”.

Compartilhe:

QUARESMA: CHAMADO À CONVERSÃO

nomeacoes

Nomeações – 18/02/2026

Paróquia São Bento celebra 60 anos de história e comunhão em São Caetano do Sul

À luz de São Pedro, seminaristas realizam retiro anual

nomeacoes

Decretos e provisões – 11/02/2026

Mães que Oram pelos Filhos se reúnem na Cúria para tarde de formação e adoração

“Não para se servir, mas para servir”: Diocese ordena nove diáconos permanentes em Santo André

“Trabalho marcado pela escuta e pelo diálogo”: Pe. João Paulo, CSsR, toma posse no Jardim Zaíra

Diocese de Santo André ordena nove diáconos permanentes neste sábado

“Venho como operário da messe”: Padre Max assume como pároco da Paróquia São Sebastião, em Rio Grande da Serra