Diocese de Santo André

Festival suscita novas vocações e promove união com Cristo

Nem a chuva e o frio espantaram a vitalidade de nossa juventude no Festival Vocacional 2019

Mais de duas mil pessoas das sete cidades do Grande ABC participaram da 3ª edição do Festival Vocacional da Diocese de Santo André, que aconteceu durante o domingo (22/09), no Complexo Ayrton Senna, em Ribeirão Pires. O encontro anual celebrou uma grande festa de união em Jesus Cristo, com muita música, diversão, evangelização, além de despertar novas vocações na juventude.

A próxima edição do Festival Vocacional acontecerá no segundo semestre de 2020, em data que integrará a programação do Ano Vocacional na Diocese de Santo André.

*

Coragem e testemunho

A abertura das atividades ocorreu no começo da manhã com a missa presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, que promoveu uma reflexão sobre a valorização da espiritualidade em detrimento das questões materiais.

“O caminho do amor ao dinheiro é muito largo, muita comodidade, mas no fim te leva a um precipício de desespero. E o caminho de Cristo é estreito, a porta é Ele. Mas no fim se alarga e te leva a felicidade com Ele para sempre”, indica.

Dom Pedro deixou um recado aos jovens. “Deus precisa de vocês para testemunharem o amor Dele. O Reino de Deus está no meio de vós, como uma semente pequena, que vai crescendo, se torna árvore e dá frutos. Coragem e que ninguém desanime”, conclama.

*

Atrações do Festival

Logo em seguida tiveram início a Feira Vocacional e Pastoral, com representantes de vários movimentos, pastorais, grupos e congregações religiosas presentes na diocese, além da organização das equipes que participariam da Gincana Vocacional.
Vale destacar as apresentações musicais que fizeram parte da programação até o início da noite, como da cantora e compositora Irmã Ana Paula (religiosa das Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo), da Banda Identidade Sua, do Forró Arroios e do DJ Alan Nunes. Os participantes, em sua maioria jovens, também integraram momentos de meditação, com o espaço criado para a Adoração ao Santíssimo Sacramento, no ginásio do complexo.

Equipes e doações
Foram arrecadados 28.065 kg de alimentos, 245 doações de sangue, 133 cobertores arrecadados em tarefas prévias, e mais de 14.086 curtidas em redes sociais dos momentos de oração pelas vocações.
Os grandes vencedores da Gincana Vocacional, que acontece dentro do Festival, foram: Em terceiro Lugar, equipe JUFAC, da paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, em Diadema, segundo lugar, Soldados de Maria, do Santuário Nossa Senhora Aparecida, na pauliceia e em primeiro lugar a equipe Totus Tuus, da paróquia Nossa Senhora Aparecida, em São Caetano do Sul.

*

Despertar das vocações

Assessor diocesano do SAV (Serviço de Animação Vocacional) e coordenador da Pastoral Vocacional, Pe. Everton Gonçalves Costa destacou os objetivos alcançados pela 3ª edição do festival. “Estamos conseguindo atingir essa consciência vocacional que precisamos e do próprio jovem de investir na sua diocese”, avalia.

Um desses jovens é Leonardo Paulino, 17 anos, da Paróquia Nossa Senhora Paraíso, de Santo André, que busca um discernimento vocacional, diante dos comentários de que sua forma de atuação lembra a de um sacerdote. “Quando era mais novo, morava com minha avó e brincava de padre. Vestia o lençol e celebrava uma missa ali. Mas isso depois saiu da minha cabeça. No entanto, quando saímos do Cerco de Jericó neste ano, me perguntaram se eu era seminarista”, conta.
Já o amigo Mateus Pereira, 16 anos, quer se colocar a serviço de igreja, por meio da carreira que pretende seguir em TI (Tecnologia da Informação). “Aqui é um momento de aprendizado. Vim para descobrir a minha vocação”, ressalta.
Da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Alves Dias em São Bernardo, Yasmin Valadares, 19 anos, participou pela primeira vez e aprovou a experiência. “É um momento de aumentar a intimidade com Deus e espero sair com uma vocação daqui”, projeta. “Participo pela segunda vez. A proximidade com Deus e o conjunto de todos felizes atrás de Cristo é uma marca do festival”, acredita o amigo Marcos Vinícius, 15 anos.

*

Novos vocacionados

Na promoção do discernimento vocacional para uma vida com Jesus Cristo, quem se sentir tocado por uma vocação específica pode procurar o SAV, por meio do telefone 4469-2077, no Centro Diocesano de Pastoral.
“Se é uma vocação ao sacerdócio, encaminhamos à Pastoral Vocacional; se é uma jovem, encaminhamos para as congregações religiosas. Se é uma questão mais familiar, direcionamos para a Pastoral Familiar”, avisa Pe. Everton.

Confira as fotos aqui

Compartilhe:

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”

O trabalho invisível que revela o rosto de Cristo no irmão: a missão da Pastoral do Povo de Rua

Fiéis lotam Matriz Rosa para celebrar o padroeiro diocesano

Assembleia Diocesana de Catequese traça diretrizes o ano de 2025

Ordenação Diaconal: Seis Novos Servos para a Igreja