A série especial “Itinerários da Fé” divulga a nona edição nesta quarta-feira (18/09) para apresentar iniciativas do 8º Plano Diocesano de Pastoral.
Para participar envie e-mail para comunicacao@diocesesa.org.br ou pelo WhatsApp 99928-9422 com os seguintes dados (nome da instituição, grupo ou movimento; descrição do trabalho realizado e telefone de contato).
*
Pastoral da Pessoa Idosa – Diocese de Santo André
*
Trabalho realizado
Atendimento a cerca de 1,3 mil idosos na Diocese de Santo André. A pastoral realiza a visita a domicílio, acolhe, cadastra e faz o acompanhamento da pessoa idosa sobre alimentação, atividades físicas, vacinas, situação de fragilidades e através da formação, de acordo com estudo sobre envelhecimento e livro de geriatras, orienta também quanto as questões de segurança, quando se percebe que existem casos de maus-tratos e abandono. Também realiza formações com os agentes da Pastoral da Pessoa Idosa para a preparação nas missões.
*
Horário e dia
As visitas são realizadas mensalmente nas casas e contam também com o apoio da geriatra Vanessa Salim, que colabora com trabalho voluntário nas comunidades do Bairro Capuava, em Santo André, desde novembro de 2018, e na Cristo Rei, da Paróquia São Sebastião, em Rio Grande da Serra. O atendimento é realizado aos idosos mais fragilizados, principalmente, em comunidades carentes.
*
Como as pessoas podem ajudar e participar da ação? Qual contato?
As pessoas podem contribuir com a doação de fraldas geriátricas, entregando na sede da Cúria Diocesana, nas paróquias, ou entrando em contato com a coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa, Ivone Ferrari, no telefone 97204-3226.
*
Sobre o 8º Plano de Pastoral
Dentro do 8º plano, o trabalho realizado é a Igreja em saída tão pedida pelo Papa Francisco. Destaca-se os itinerários que tratam da espiritualidade, essencial para o trabalho da pastoral; do sentimento de pertença, com momentos celebrativos e de conscientização; do acolhimento, praticando a misericórdia e realizando orações com os idosos; e da formação para a missão, testemunhando Cristo aos que mais precisam na sociedade.
*
IAM – Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária – Diocese de Santo André
*
Trabalho realizado
Os membros dos grupos da IAM devem se comprometer com a missão na vida da Igreja em suas realidades locais, como protagonistas da missão, e comprometidos com os objetivos da IAM de suscitar o espírito missionário universal nas crianças e adolescentes; cooperar espiritualmente com orações, sacrifícios e testemunho de vida; despertar e fortalecer as vocações missionárias, no anúncio de Jesus Cristo aos que ainda não o conhecem; incentivar pais, educadores e assessores a promoverem o protagonismo das crianças e adolescentes na evangelização e solidariedade universais; e, por fim, cooperar materialmente com ofertas, fruto de renúncias, para ajudar as crianças e adolescentes necessitados dos cinco continentes.
A Infância e Adolescência Missionária surgiu em 19 de maio de 1843. Em nossa Diocese, a IAM está presente há cerca de 25 anos, tendo seu primeiro grupo na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em São Bernardo do Campo, sob a assessoria da Catarina. Porém, teve um rápido florescimento e muitas outras paróquias também tiveram grupos.
*
Horário e dia
Normalmente, os encontros ocorrem nos finais de semana, principalmente aos sábados.
*
Como as pessoas podem ajudar e participar da ação? Qual contato?
Os interessados podem entrar em contato conosco através do Centro de Pastoral, no telefone 4469-2077, ou também se informar em algum dos grupos existentes em nossa Diocese. Temos presença nas regiões Diadema, Santo André Leste, Mauá, São Bernardo Centro e São Bernardo Anchieta.
*
Sobre o 8º Plano de Pastoral
Os objetivos da IAM casam com o itinerário 5, pois busca a formação das crianças e adolescentes como protagonistas da missão, pois um dos lemas que mais usamos é “criança ajuda e evangeliza criança”. Ir ao encontro das crianças e adolescentes das mais diversas realidades, anunciando Jesus não só com palavras, mas com o testemunho de vida. Também cooperamos com o itinerário 7, onde buscamos visitar as realidades trabalhadas nos encontros, sendo a presença amorosa de Jesus onde mais precisa.