A importância da formação para as Equipes de Nossa Senhora

Completando 80 anos de existência em 2019, as Equipes de Nossa Senhora seguem percorrendo o carisma voltado para a espiritualidade, por meio de casais que buscam no sacramento do matrimônio um ideal de vivência cristã e da vida em santidade.

História
Fundado em Paris, na França, pelo Padre Henri Caffarel, o movimento se expandiu pela Segunda Guerra Mundial e no ano de 1947, o movimento se organiza e é elaborado um documento fundador: a “Carta das Equipes de Nossa Senhora”, ou mais conhecido por “Estatutos”, que contém os pontos essenciais que cada casal, membro das ENS, deve seguir: além da obrigatoriedade da Reunião Mensal, devem buscar seu aperfeiçoamento através da Oração Conjugal, Dever de Sentar-se, Regra de Vida, Leitura da Palavra, Meditação e participação em Retiro Espiritual pelo menos uma vez por ano. Diante disso, a mística é orientada por três momentos: reunidos em nome de Cristo, auxílio mútuo e o testemunho.
reunidos em nome de Cristo, auxílio mútuo e o testemunho. E para se colocar em prática todos esses pontos, as formações se tornam fundamentais para a vida ativa dos equipistas de Nossa Senhora.

Formações
Na Diocese de Santo André, o movimento surgiu na década de 1970, mais precisamente há 44 anos, quando ocorreu a primeira visita e reunião no Bairro Camilópolis, na cidade andreense. O casal coordenador Gláucia Bianchi e Marcelo Bianchi (que é responsável pela Região São Paulo Sul 1 – que integra as dioceses de Santo André e de Santos) explica que os encontros formativos trazem o discernimento entre vida e fé e preparam para a missão, de acordo com as vocações. “As formações são permanentes e específicas, sendo direcionadas as equipes para orientar e motivar, desde as mais antigas até as mais recentes”, conta.
E na noite de quarta (16/10), uma dessas formações ocorreu no auditório da Cúria, com a presença do bispo emérito Dom Nelson Westrupp, que apresentou uma reflexão sobre a espiritualidade dos casais com foco na Palavra de Deus.

8º Plano de Pastoral
As Equipes de Nossa Senhora atendem aos itinerários 1 (que fala da convivência e oração comunitária, cujo objetivo é fortalecer o sentimento de pertença e comunhão na vida comunitária), 2 (que fala da formação para o discipulado com o objetivo de proporcionar um Itinerário de vivência com Jesus) e 5 (com ações de formação para missão).

Como participar
Em nossa diocese, existem quatro setores. Cada setor é contemplado por 8 a 14 equipes, que são compostas por cinco a sete casais. Cada equipe tem um conselheiro espiritual, que pode ser um sacerdote, diácono ou irmã religiosa. No total, entre as dioceses de Santo André e Santos, participam cerca de 300 casais, acompanhados pelos bispos Dom Pedro Carlos Cipollini e Dom Tarcísio Scaramussa.

Para participar das Equipes de Nossa Senhora, basta entrar em contato com o casal coordenador Marcelo e Gláucia Bianchi: 99751-0294. Mais informações pelos sites: https://www.ens.org.br/novo/home e http://regiaospsul1.com.br/.