Diocese de Santo André

A importância da formação para as Equipes de Nossa Senhora

Completando 80 anos de existência em 2019, as Equipes de Nossa Senhora seguem percorrendo o carisma voltado para a espiritualidade, por meio de casais que buscam no sacramento do matrimônio um ideal de vivência cristã e da vida em santidade.
*

História
Fundado em Paris, na França, pelo Padre Henri Caffarel, o movimento se expandiu pela Segunda Guerra Mundial e no ano de 1947, o movimento se organiza e é elaborado um documento fundador: a “Carta das Equipes de Nossa Senhora”, ou mais conhecido por “Estatutos”, que contém os pontos essenciais que cada casal, membro das ENS, deve seguir: além da obrigatoriedade da Reunião Mensal, devem buscar seu aperfeiçoamento através da Oração Conjugal, Dever de Sentar-se, Regra de Vida, Leitura da Palavra, Meditação e participação em Retiro Espiritual pelo menos uma vez por ano. Diante disso, a mística é orientada por três momentos: reunidos em nome de Cristo, auxílio mútuo e o testemunho.
reunidos em nome de Cristo, auxílio mútuo e o testemunho. E para se colocar em prática todos esses pontos, as formações se tornam fundamentais para a vida ativa dos equipistas de Nossa Senhora.
*

Formações
Na Diocese de Santo André, o movimento surgiu na década de 1970, mais precisamente há 44 anos, quando ocorreu a primeira visita e reunião no Bairro Camilópolis, na cidade andreense. O casal coordenador Gláucia Bianchi e Marcelo Bianchi (que é responsável pela Região São Paulo Sul 1 – que integra as dioceses de Santo André e de Santos) explica que os encontros formativos trazem o discernimento entre vida e fé e preparam para a missão, de acordo com as vocações. “As formações são permanentes e específicas, sendo direcionadas as equipes para orientar e motivar, desde as mais antigas até as mais recentes”, conta.
E na noite de quarta (16/10), uma dessas formações ocorreu no auditório da Cúria, com a presença do bispo emérito Dom Nelson Westrupp, que apresentou uma reflexão sobre a espiritualidade dos casais com foco na Palavra de Deus.
*

8º Plano de Pastoral
As Equipes de Nossa Senhora atendem aos itinerários 1 (que fala da convivência e oração comunitária, cujo objetivo é fortalecer o sentimento de pertença e comunhão na vida comunitária), 2 (que fala da formação para o discipulado com o objetivo de proporcionar um Itinerário de vivência com Jesus) e 5 (com ações de formação para missão).
*

Como participar
Em nossa diocese, existem quatro setores. Cada setor é contemplado por 8 a 14 equipes, que são compostas por cinco a sete casais. Cada equipe tem um conselheiro espiritual, que pode ser um sacerdote, diácono ou irmã religiosa. No total, entre as dioceses de Santo André e Santos, participam cerca de 300 casais, acompanhados pelos bispos Dom Pedro Carlos Cipollini e Dom Tarcísio Scaramussa.

Para participar das Equipes de Nossa Senhora, basta entrar em contato com o casal coordenador Marcelo e Gláucia Bianchi: 99751-0294. Mais informações pelos sites: https://www.ens.org.br/novo/home e http://regiaospsul1.com.br/.

Compartilhe:

nomeacoes

Nomeações e provisões – 26/12/2025

Homilia Missa de Posse Pe. Vagner Franzini

Santíssima Virgem inicia nova etapa pastoral com a posse do Pe. Vagner Franzini

Servos da Misericórdia promovem manhã de Natal com Missa, cuidado e mesa partilhada na Praça do Carmo

“Vamos caminhar juntos”: Pe. Romeu inicia missão como administrador paroquial na São João Batista

Homilia da Missa de posse do Pe. João Aroldo Campanha

Pe. João Aroldo Campanha toma posse como pároco da Paróquia São José Operário

Paróquia Santa Teresinha acolhe Pe. Antônio Becker como novo pároco

Conselho Feminino Diocesano aprofunda o compromisso com a vida diante do avanço do feminicídio

JORNAL DO GRANDE ABC