Celebração Eucarística reforça ações do 8º Plano de Pastoral

A Celebração Eucarística: Caminho Catequético, Litúrgico e Mistagógico para coordenadores e ministros extraordinários prossegue o itinerário pelas dez regiões pastorais da Diocese de Santo André. O 9º encontro aconteceu no sábado (26/10), na Região Mauá – Centro, na Paróquia São José, na Vila Assis Brasil.
Com o objetivo de promover a unidade e a comunhão da Igreja, a formação itinerante dura cerca de três horas e aborda todos os ritos da missa.

Próxima agenda
A última região a receber a Celebração Eucarística será Ribeirão Pires/Rio Grande da Serra (Igreja Matriz de Rio Grande da Serra – Paróquia São Sebastião), no dia 23 de novembro, às 9h.

8º Plano de Pastoral
De acordo com o assessor da Comissão Diocesana dos Ministérios Extraordinários, Pe.Gonise Portugal, a ideia dessa celebração de formação foi motivada pelo 8º Plano Diocesano de Pastoral, a fim de que todas as 105 paróquias e 264 capelas e comunidades tenham a mesma comunicação nas missas, com o objetivo de aprofundar a linguagem litúrgica, o zelo pela eucaristia, por todos os sacramentos da igreja, pelos ministérios extraordinários, o bom decoro das  celebrações e o canto litúrgico.”Explicamos parte por parte da missa. Porque liturgia é comunicação, liturgia é poesia como nos frisamos bem. A liturgia não é do padre, do bispo. É da igreja. E nós estamos a serviço da liturgia. Somos servos da liturgia. A liturgia é tradição da igreja. Tem que ter esse fio condutor, essa unidade. Não posso fugir daquilo que é o ensinamento da igreja, ou seja, mostrar aquilo que é correto e a nossa comunicação com o sagrado”, elucida o pároco da Paróquia Santa Maria, no Bairro Demarchi, em São Bernardo. A Celebração Eucarística: Caminho Catequético, Litúrgico e Mistagógico para coordenadores e ministros extraordinários atende, principalmente, aos itinerários 1,2 e 3 do 8º Plano Diocesano de Pastoral, que trazem ações voltadas à cultura e espiritualidade do acolhimento.

Aborda a convivência e oração comunitária; oferece formação para o discipulado com o objetivo de proporcionar um Itinerário de vivência com Jesus; e traz ações que buscam a conversão para o acolhimento por meio do fortalecimento das estruturas para bem acolher.

Importância da formação
O casal coordenador diocesano da Comissão dos Ministros Extraordinários, Maria da Penha Santos, 59 anos, e Cláudio Manoel Pestana, 60 anos, considera de fundamental importância esse encontro para melhorar e aprimorar as celebrações nas regiões.
“Notamos a necessidade das pessoas, digo não só dos ministérios, mas ampliando para toda a comunidade. Nessa questão da celebração eucarística, as dúvidas são imensas e essas explicações vem ajudando, com as pessoas interagindo e obtendo respostas”, avalia a profissional liberal.
“Vamos conhecendo melhor o passo a passo da missa e o Pe. Gonise está explicando muito criteriosamente. Entendendo a missa em si é muito evangelizador. Por isso é importante que todos ministros e coordenadores participem e quem sabe ampliar para as pastorais”, complementa o gerente de vendas.

Decreto e Provisão – 30/08/2024

Os Dez Mandamentos

Semana Diocesana de Formação 2024 abordará o tema do Jubileu 2025: “Peregrinos da Esperança”

Sexta edição do Festival Vocacional bate recorde de público