Diocese participa da 41ª Assembleia das Igrejas Particulares

A 41ª Assembleia das Igrejas Particulares, que reuniu todas as dioceses do Estado de São Paulo que compõem o Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), foi concluída no domingo (27/10), com todos os participantes no Altar Central do Santuário Nacional para celebrar o encerramento do evento com uma missa presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. Após a celebração, em forma de plenária, os participantes do encontro fizeram indicações pastorais para a evangelização nos centros urbanos como fruto dos trabalhos em grupos realizado no sábado (26/10).

No encontro, a Diocese de Santo André esteve representada pelo bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini; o vigário episcopal para Pastoral, Pe.Joel Nery; a secretária do Centro de Pastoral, Mércia Aparecida Ferreira; e a representante leiga Albani Evangelista Sais.

As atividades tiveram início na sexta-feira (25/10), no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP), e contaram com as participações de bispos, padres, leigos e leigas, coordenadores diocesanos de pastoral, representantes de organismos pastorais, movimentos e associações que debateram o tema ‘Comunidades Eclesiais Missionárias e a Missão Evangelizadora no Contexto da Cultura Urbana’, com o objetivo de promover a partilha e as ações necessárias para evangelizar nas grandes cidades.

As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023 também foram objetos de reflexão durante os três dias de atividades.