Às vésperas da Abertura do Ano Vocacional Diocesano (que acontecerá no dia 1º de dezembro, as 19h, na Catedral do Carmo) e no Dia de Santa Cecília, uma noite de oração com canções e troca de experiências para fortalecer as vocações. Já se tornou tradição na Diocese de Santo André, o Encontro das Equipes de Nossa Senhora com os seminaristas realizado pelo 10º ano consecutivo, que aconteceu na noite de sexta-feira (22/11) e contou com a Santa Missa seguida de confraternização, desta vez na Paróquia Santa Maria Goretti, em Utinga, Santo André. Dezenas de casais equipistas reuniram-se juntamente com os 30 seminaristas das três casas de formação para participaram da celebração presidida pelo pároco anfitrião e reitor do Seminário Propedêutico, Pe. Vagner Franzini, e concelebrada pelo reitor da Casa de Teologia, Pe. José Aparecido Cassiano.
“Nós temos que ter a consciência da nossa responsabilidade. Aquilo que Deus confia a nós devemos ser responsáveis. Vamos apresentar aquilo que nós fizemos. Que Nossa Senhora nos ajude nessa caminhada de vocação e discernimento ao Reino de Jesus, cuidando da igreja e das comunidades”, sintetiza Pe. Vagner, ao reiterar na homilia a missão de todos e todas em zelar pela Casa de Deus e valorizar o espaço sagrado.
“É uma alegria grande participar desse encontro com os casais equipistas, que continuem evangelizando as famílias. Sabemos a importância e o carinho que a Igreja tem pelas famílias. É delas que saem as vocações, tanto para a vocação matrimonial, quanto para a vocação sacerdotal religiosa”, disse Pe. Cassiano, ao apresentar os seminaristas.
Expressão da unidade
De acordo com os seminaristas de Filosofia, Fernando Oliveira e Victor Guimarães, foi uma agradável de convivência e partilha. Para ambos, o Encontro das Equipes de Nossa Senhora é expressão da unidade da Igreja.
“É o momento em que aqueles que assumiram a grandiosa missão de promover a oração e comunhão se unem para alimentar-se do Pão da Palavra e da Eucaristia, da partilha e da vida fraterna. É, sem dúvidas, um encontro enriquecedor e renovador para os equipistas e, consequentemente, para toda a Igreja”, descreve Fernando.
“O testemunho das equipes encoraja e anima todos os seminaristas, pois relembra a necessidade de bons padres e que existem pessoas que rezam por nós. As equipes de Nossa Senhora atestam a riqueza da Igreja que, através de tantos movimentos, procura chegar a todos e, especialmente esse, que tanto valoriza as famílias, confiando-as ao cuidado maternal da Virgem Maria”, ressalta Victor.
Para o seminarista de Teologia, Douglas Colácio, o encontro de confraternização entre as Equipes de Nossa Senhora e o Seminário Diocesano, é uma oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre a espiritualidade conjugal dos casais equipistas.
“É sempre uma vivência muito rica, nós partilhamos com eles a nossa experiência vocacional e eles partilham as suas caminhadas familiares. Eles rezam muito pelas vocações e sempre colaboram com a equipe formativa e com a manutenção das casas de formação. É um momento de comunhão importante e que também auxilia em nossa formação”
História do encontro
Esse encontro surgiu em 2009, a partir de uma pequena iniciativa de uma equipe de Nossa Senhora do setor São Bernardo Diadema, que iniciou no movimento, um olhar especial para as vocações sacerdotais na Diocese de Santo André, uma necessidade de apoiar na caminhada, os jovens seminaristas.
“É preciso rezar pelas vocações. A igreja e o mundo precisam de sacerdotes, nosso movimento também. Todo equipista é incentivado a colaborar nas obras vocacionais para formação dos Seminaristas e para a manutenção dos seminários”, salienta o casal coordenador Gláucia Bianchi e Marcelo Bianchi (que é responsável pela Região São Paulo Sul 1 – que integra as dioceses de Santo André e de Santos), citando o documento – O Sacerdote Conselheiro Espiritual.