Diocese de Santo André

Diocese atua na inclusão de pessoas com deficiência visual em ônibus

A Diocese de Santo André, por meio do Setor Inclusão e a Prefeitura de Santo André, por meio da SATrans, promoveram em parceria durante o sábado (26/10), uma ação voltada à inclusão de pessoas com deficiência visual. Um ônibus foi disponibilizado para a realização de treinamento, com o objetivo de orientar os passageiros a como utilizar o transporte público com segurança e autonomia.O veículo da viação Guaianazes ficou estacionado na Praça do Carmo, no centro da cidade. Foram realizadas diversas atividades, com foco na mobilidade das pessoas cegas e com baixa visão, dentro e fora deste meio de transporte. A ação faz parte do Curso de Orientação e Mobilidade promovido pela Diocese, que visa estimular a autonomia deste público. “Estou muito feliz com essa iniciativa, pois é a mesma iniciativa que Jesus Cristo tomaria, disto eu não tenho dúvidas! Agradeço a nossa coordenadora Rosilene Pova e também a Prefeitura de Santo André, além de todos os envolvidos, e, sobretudo agradeço nossa querida Diocese de Santo André, que institucionalmente através do Setor Inclusão nos dá todo o apoio e encorajamento neste trabalho de amor e envolvimento”, avalia o assessor diocesano do Setor Inclusão, Pe. Cláudio Pereira dos Santos.

Foco na inclusão
A coordenadora da pessoa com deficiência visual do Setor de Inclusão da Diocese, Rosilene Pova, explica que treinamentos como este desenvolvem diversas percepções sensoriais no indivíduo. “Temos no grupo pessoas com deficiências visuais adquiridas e congênitas. Neste último caso eles não têm uma ideia concebida do que seja um ônibus e seu ambiente interno e externo, daí a importância de atividades como essa”, destacou Rosilene Pova.
O treinamento contou também com atividades práticas voltadas ao embarque e desembarque seguros, como realizar o deslocamento dentro dos coletivos, a utilização da catraca e localização dos assentos preferenciais.“Alguns destes alunos também desconheciam as saídas de emergência de um ônibus e para eles essa orientação e um contato mais próximo são essenciais para trazer mais segurança e para que possam se locomover com mais facilidade neste meio de transporte”, complementou Pova.
Os técnicos da SATrans, que gerencia o transporte público municipal de Santo André, realizaram um trabalho de reconhecimento integral dos ônibus, dos assentos, localização do motorista, do compartimento do motor, além de percorreram o caminho deste a porta dianteira até a traseira, a percepção da catraca, treinar o embarque e desembarque com bengala longa e dobrada, além de perceber a presença ou não de usuário no banco antes de sentar.

*Diocese de Santo André com informações da Prefeitura de Santo André

Compartilhe:

Com o livro dos 70 anos em mãos, Diocese de Santo André participa da abertura do 16º Congresso de História

Dez foranias, um mesmo caminho: preparação para a Assembleia Diocesana

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/11/2025

“A vida não acaba aqui”: Dom Pedro preside as missas de Finados em Santo André e Rio Grande da Serra

Altar da Comunidade Mãe Rainha e São Bernardo, da Paróquia Imaculada Conceição (Matriz de Diadema) é abençoado

Nota sobre o Halloween de Dom Julio Endi Akamine

RECORDAR OS FALECIDOS

Fiéis Defuntos: Missas nos cemitérios das sete cidades

Paróquia Santo Antônio celebra dedicação da igreja

“O dom do serviço como reflexo da Trindade” inspira retiro dos Diáconos Permanentes