Diocese de Santo André

Dom Pedro e Pe. Tiago integram 100ª Reunião do Conselho Permanente da CNBB

O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, e o Coordenador de Comunicação da Diocese de Santo André, Pe. Tiago José Sibula da Silva, participaram nesta semana, entre os dias 26 e 28 de novembro, da 100ª reunião do Conselho Permanente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que acontece na sede da entidade, em Brasília.

Conduzido pelo presidente da CNBB, o arcebispo de Belo Horizonte (MG), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, o encontro reúne os bispos e membros do Conselho Permanente, que acompanharam a apresentação do grupo que vai coordenar o processo de produção de análise de conjuntura social, política, econômica e eclesial brasileira, um serviço que a CNBB vai oferecer periodicamente aos bispos brasileiros. O grupo será composto por dois bispos, sendo Dom Francisco Lima Soares, da diocese de Carolina (MA) e o bispo de São Carlos (SP), Dom Paulo César, dois padres, Paulo Renato e Marcus Barbosa, e oito professores das Pontifícias Universidades Católicas (PUCs) do Brasil. As análises do grupo focarão em duas dimensões: social e eclesial e estarão vinculadas ao Instituto Nacional de Pastoral, órgão vinculado à CNBB. O grupo tem a proposta de criar um “Observatório” da realidade.
Os bispos e membros do conselho colocaram a necessidade de a análise contemplar a diversidade de perspectivas mas ter um centro unificador, ser mensal, buscar relacionar a análise às propostas que tramitam no Congresso Brasileiro e também procurar fazer análise mais estruturais, a exemplo do projeto “Pensando o Brasil”.

Doutrina da Fé

Como presidente reeleito da Comissão para a Doutrina da Fé, Dom Pedro acompanhou a aprovação dos nomes dos treze integrantes do Grupo Interdisciplinar de Peritos (GIP) da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Trata-se de um grupo de especialistas em diversos assuntos relacionados a doutrina, que vão colaborar e dar pareceres teológicos acerca de textos, publicações, manifestações, entre outras atividades da Comissão.
A comissão é composta pelo presidente e outros quatro bispos de diversas partes do Brasil e o assessor, que é o principal encarregado de executar o que é pedido pelos bispos e o que chega de demanda na CNBB. Além de 13 peritos nas várias áreas e disciplinas da teologia entre elas: bíblia, moral, sistemática e dogmática. Além disso, a comissão também presta assessorias analisando alguns textos litúrgicos e escritos relacionados à fé.

Encaminhamentos para 2020

Como assessor da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, Pe. Tiago integrou reunião do Grupo de Assessores, a fim de pensar em sugestões para a 58ª Assembleia Geral do Episcopado Brasileiro de abril de 2020, cujo tema central da próxima Assembleia Nacional dos Bispos do Brasil será: “Evangelização e a Palavra de Deus”. As propostas para pensar a elaboração de um texto base preparatório ao encontro do episcopado brasileiro serão apresentadas para a aprovação na 100ª Reunião do Conselho Permanente da entidade, que acontece entre os dias 26 a 28 de novembro. Outros pontos importantes destacados são a conclusão do Plano Quadrienal – 2020 a 2023, que reflete o rosto da CNBB e os projetos por meio do trabalhos das Comissões Episcopais Pastorais e da entidade; o Sínodo da Amazônia: informações e compromissos, o projeto de Comunicação da CNBB – novos desdobramentos, a Revista CNBB em Ação e o Comunicado das Comissões.

*Com informações da CNBB

Compartilhe:

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”