Diocese de Santo André

Mauá celebra 65 anos da cidade e da Matriz Imaculada Conceição

A Paróquia Matriz Imaculada Conceição de Mauá (Praça Monsenhor Alexandre Venâncio Arminas, 01 – Bairro da Matriz) está em festa e comemorou seis décadas e meia de sua fundação neste ano de 2019. Criada oficialmente no dia 29 de maio de 1954, dois meses antes da fundação da Diocese de Santo André, o fim de semana dos dias 7 e 8 de dezembro (sábado e domingo) foi especial, pois a igreja celebrou os 65 anos juntamente com o aniversário de emancipação político-administrativa de Mauá, ocorrido no mesmo ano e comemorado no dia da padroeira da cidade.
A Festa da Solenidade da Imaculada Conceição ocorrida na noite de sábado (7/12) teve início com a Missa da Vigília presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, e concelebrada pelos padres Cláudio Tafarelo (pároco) e José Ailton (vigário paroquial). O Coral Imaculada Conceição abrilhantou a celebração. Antes do final da missa, o bispo abençoou o ostensório, uma peça utilizada para exposição solene da hóstia consagrada no altar ou em ocasiões especiais, como procissões.
“Quero parabenizar essa comunidade paroquial e toda essa cidade que tem nessa Igreja Matriz, um local privilegiado, querido de todo o povo do município de Mauá, além de todas as igrejas e comunidades que participam da vida da nossa Igreja”, destaca Dom Pedro.
A Missa Campal da Imaculada pelo Aniversário de 65 anos da cidade de Mauá e da Igreja Matriz Imaculada Conceição, no Paço Municipal, encerrou as comemorações no domingo (8/12).Vale lembrar que a Imaculada Conceição é a padroeira o município.

Diocese mariana

“Vejam como a nossa diocese é mariana e como Maria é invocada nesta diocese. São mais de 35 paróquias que tem o título de Nossa Senhora. Como Imaculada Conceição temos aqui em Mauá, em Diadema, na Matriz, em São Bernardo, a Basílica da Imaculada Conceição da Boa Viagem. Então, são três pontos importantes a Imaculada Conceição está a leste, a oeste, e no centro de nossa diocese, como invocação”, comenta Dom Pedro, ao anunciar a criação da 106ª centésima paróquia da Diocese de Santo André. Será a Paróquia Maria Imaculada, localizada na Rua Fenícia, 774, no Parque Novo Oratório, na cidade andreense. Ela será instalada por meio de celebração no dia 22 de dezembro, às 15h.

História
A capela e a imagem são bens culturais materiais tombados como patrimônio histórico do município. A Igreja Matriz Imaculada Conceição de Mauá foi edificada em homenagem à padroeira da cidade, Imaculada Conceição. A atual igreja começou a ser construída em 1928. No local há a imagem da santa, procedente da Europa e entalhada em madeira no século XIX.
A paróquia foi criada oficialmente no dia 29 de maio de 1954, dois meses antes da fundação da Diocese de Santo André. Nesta data, a Imaculada Conceição também se tornou a Igreja Matriz de Mauá, uma vez que a emancipação aconteceria em 1953. A cidade comemora o seu aniversário de 65 anos também no dia 8 de dezembro.

Compartilhe:

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”