Diocese de Santo André

Missa pelos 175 anos do Apostolado da Oração ocorre na sexta (6)

Comemorando 175 anos da criação do Apostolado da Oração, a Diocese de Santo André celebra nesta sexta (06/12), às 15h, a Santa Missa em Ação de Graças que reunirá os grupos da Rede Mundial de Oração do Papa de todas as paróquias das dez regiões pastorais, na Igreja Matriz de Diadema – Paróquia Imaculada Conceição, no Centro do município. A celebração será presidida pelo pároco anfitrião, Pe.Dayvid da Silva e pelo Pe. Vinícius Ferreira Afonso, que é diretor espiritual diocesano do Apostolado da Oração.

A celebração também marca o encerramento da peregrinação do quadro do Sagrado Coração de Jesus, que reuniu milhares de fiéis das dez regiões nas atividades realizadas em suas respectivas paróquias.

“Será uma grande alegria contar com você para rendermos graças ao Coração de Jesus, fonte de misericórdia por tantas graças que Ele tem derramado com essa peregrinação do quadro em nossa diocese. Conto com a sua presença”, conclama Pe. Vinícius. A peregrinação do quadro do Sagrado Coração de Jesus atendeu aos itinerários elencados pelo 8º Plano Diocesano de Pastoral – originário do documento da Constituição Sinodal, que vigorará até o ano de 2022 – que devem ser praticados nas atividades do Apostolado da Oração: a convivência e oração comunitária, a formação para a missão, as visitas missionárias e a ação solidária.
*

Exemplo de fidelidade

Desde o dia 28 de junho de 2019 na coordenação diocesana do Apostolado da Oração, Maria José de Jesus e Gracia Fernandes afirmam que o momento representa a fidelidade do povo de Deus ao Sagrado Coração de Jesus. “Comecei a participar do Apostolado com minha avó. As seis horas da manhã ela saía do sítio para me levar à missa. Mas iniciei a coordenação na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Alves Dias, em 2010, e agora, em 2019, realizamos um trabalho na diocese incentivando as pessoas a participarem desse movimento, visitando cada paróquia”, enfatiza Maria José.
“Trabalhei 12 anos com a saudosa Dirce, que era a coordenadora do Apostolado em nossa diocese. O objetivo é trabalhar para crescer o Apostolado em todas as cidades. Porque na realidade, o Apostolado é tudo de bom nesta vida. É onde as pessoas se encontram para orar”, comenta Gracia.
*

História do Apostolado

O embrião da associação católica de leigos teve origem na França, no ano de 1844, num colégio de padres jesuítas, quando o padre espiritual do local, Francisco Xavier Gautrelet (1807-1886) promoveu uma conferência aos estudantes, explicando que os mesmos não necessitavam interromper os estudos para oferecer um fim apostólico as suas orações, sacrifícios e trabalhos, por meio de uma pequena organização, a qual seria denominada ‘Apostolado da Oração’.
De acordo com seus estatutos, aprovados e promulgados pela Santa Sé, sob os pontificados do Papa Pio XII, no dia 28 de outubro de 1951, e do Papa Paulo VI, no dia 27 de março de 1968,”O Apostolado da Oração constitui a união dos fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se juntam ao Sacrifício Eucarístico, no qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção, e desta forma, pela união vital com Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica, colaboram na salvação do mundo”.
Com devoção especial ao Sagrado Coração de Jesus, o Apostolado da Oração trabalha pela evangelização das famílias e todos os seus membros rezam diariamente pelas intenções do Santo Padre. De acordo com o diretor nacional do Apostolado da Oração, padre Eliomar Ribeiro, aproximadamente 36 milhões de leigos e leigas participam do movimento em todo o mundo, dos quais cerca de 3 milhões estão no Brasil, cuja associação católica existe há mais de 150 anos no país.

Compartilhe:

Nota de Repúdio às declarações do Vereador Luiz Henrique Watanabe

Comissão de Justiça e Paz promove roda de conversa sobre preservação das águas e ecologia integral

Unidade na Caridade: Encontro reúne entidades católicas para fortalecer ação social na Diocese

nomeacoes

Decretos e provisões – 12/03/2025

SAV Diocesano participa da Assembleia do Regional Sul 1

Paróquia São Maximiliano Maria Kolbe celebra 16 anos de criação

Lideranças da Sub-região Pastoral São Paulo aprofundam sinodalidade e ecologia integral em encontro na PUC-SP

Missa de envio dos agentes do Serviço da Escuta Cristã reforça: “A escuta cristã salva vidas”

QUARESMA: ATREVESSAR O DESERTO

“Façamos este caminho juntos na esperança de uma promessa”: Dom Pedro motiva fiéis na Quarta-feira de Cinzas