Diocese de Santo André

Padres gestores da Cúria Diocesana promovem balanço de 2019

Encerrando o ciclo de reuniões de 2019, o último encontro do ano dos padres gestores da Cúria Diocesana de Santo André aconteceu na manhã de sexta-feira (13/12), às 17h, no Edifício Santo André Apóstolo, no Centro da cidade andreense. Essa atividade destacou realizações e desafios objetivando sempre a transparência, eficácia nos serviços e uma maior sinodalidade no governo diocesano.
Participaram o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini; o vigário geral e moderador da Cúria, Pe. Ademir Santos de Oliveira; o vigário episcopal para Pastoral Pe Joel Nery; o secretário episcopal e coordenador do setor de recursos humanos Pe. Camilo Gonçalves de Lima; o vigário judicial Pe. Jean Rafael Eugênio Barros; o coordenador do Departamento de Comunicação Pe. Tiago José Sibula da Silva; o chanceler do bispado Pe. William Mariotto Torres; o vice-chanceler do bispado Pe. Vinícius Ferreira Afonso; e o assessor do Departamento Jurídico e Imobiliário e do Departamento de Comunicação, Pe. Marcos Vinícius Wanderlei da Silva.

Modernização e profissionalização

De acordo com o vigário geral da Diocese de Santo André e moderador da Cúria, Pe. Ademir Santos de Oliveira , no decorrer deste ano foram tratados assuntos referentes a todos os departamentos, os encaminhamentos e aperfeiçoamentos, sobretudo na perspectiva de modernizar e profissionalizar a Cúria, fazendo com que ela seja um dos organismos bem eficazes na colaboração e ajuda constante ao pastoreio do bispo diocesano. “É um momento também de partilharmos as experiências. Momento de colocarmos em comum, os desafios, e buscarmos caminhos para superá-los juntos, criando ainda mais harmonia entre os diversos departamentos e também a partir dos seus gestores”, enfatiza o sacerdote.

Avanços e realizações

A realização desta reunião é um dos grandes instrumentos, no sentido de fazer com que a Cúria seja sempre uma manifestação de transparência, de eficácia no trabalho e de serviço a toda Igreja Diocesana de Santo André. Ainda segundo Pe. Ademir, que também é pároco da Paróquia São Judas Tadeu, no Bairro Campestre, em Santo André, muitos avanços ocorreram ao longo de 2019, resolvendo questões pendentes, conquistando benefícios para os colaboradores (convênios médico e odontológico), bem como a montagem do estúdio do Departamento de Comunicação, a sacristia diocesana que foi organizada no hall de entrada do prédio da Cúria, e o desenvolvimento dos departamentos jurídico e imobiliário, e de recursos humanos, dentre outras alterações que contribuem no bom andamento dos trabalhos. “Tudo foi sendo organizado internamente a partir dessas reuniões, sendo então um meio eficaz de realizarmos esse trabalho a serviço de toda a diocese”, frisa Pe. Ademir.

Os departamentos que compõem a Cúria Diocesana são: Financeiro, R.H, Jurídico/Imobiliário, Tribunal Eclesiástico, Chancelaria, Centro de Pastoral, Comunicação, Museu, Cobecisa (Comissão para os Bens Culturais da Igreja da Diocese de Santo André) e Vicariato Episcopal para a Caridade Social.

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 21/12/2024

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos