Diocese de Santo André

Simpósio Ecumênico reflete por uma sociedade de paz e sem violência

Com o tema “Violência em nome de Deus? Em tempos de ódio, injustiça e indiferença, educar para a paz”, o Simpósio Ecumênico foi realizado entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro de 2020, em Jundiaí (SP). Organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), o encontro contou com a presença do bispo da Diocese de Cornélio Procópio (PR), Dom Manoel João Francisco, do arcebispo da Arquidiocese de Feira de Santana (BA), Dom Zanoni Demettino, bem como diversos padres de várias regiões do país. Os conferencistas foram o professor
Luiz José Drietrich e o pastor Rudolf Von Sinner, da Igreja Luterana, ambos professores na PUC Curitiba.
A Diocese de Santo André esteve representada pelo membro da Equipe Ecumênica e de Diálogo Inter-religioso, Anderson Martins, que nos conta como foi a experiência de ter participado das atividades durante os três dias:

O professor Luiz abordou sobre o tema “Violência em nome de Deus? Em tempos de ódio, injustiça e indiferença, educar para a paz e fraternidade” no aspecto bíblico, nos mostrando os trechos violentos da Bíblia e como já desde daquela época o nome de Deus era usado para a violência, e que, nós muitas vezes também usamos o nome de Deus para legitimar as nossas violências diárias. O pastor Rudolf trouxe uma abordagem para a nossa realidade utilizando de estatísticas e levantou a seguinte questão “como pode um país como o Brasil onde a maioria da população se diz cristã cometer tanta violência?”. Em sua colocação, o pastor diz que colocamos a nossa religiosidade e a nossa fé acima do bem comum e da paz. Queremos a paz, mas não a praticamos.
Entre todos os participantes do simpósio ficou evidente o desejo de construir uma sociedade mais fraterna que caminhe em direção à paz.    

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 11/02/2026

“Trabalho marcado pela escuta e pelo diálogo”: Pe. João Paulo, CSsR, toma posse no Jardim Zaíra

Diocese de Santo André ordena nove diáconos permanentes neste sábado

“Venho como operário da messe”: Padre Max assume como pároco da Paróquia São Sebastião, em Rio Grande da Serra

LIBERDADE RELIGIOSA

Paróquia São Felipe Apóstolo acolhe Pe. Ernane Marinho, SIA, como administrador paroquial

Pastorais e movimentos refletem sobre os eixos do 9º Plano Diocesano de Pastoral

Celebração marca posse do reitor da Teologia e início do ano letivo

Com reflexão sobre justiça e misericórdia, Tribunal Eclesiástico inicia Ano Judiciário

Entre o silêncio e a Palavra, retiro prepara candidatos para a ordenação diaconal